person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Mais de 70 mil perdem o título de eleitor no Rio Grande do Sul

Apenas 5% dos eleitores que corriam risco de ter documento cancelado regularizaram dentro do prazo

Mais de 70 mil eleitores gaúchos tiveram o título de eleitor cancelado por não terem votado nos três últimos pleitos, informou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) nesta segunda-feira. Dos 74.248 eleitores que corriam risco de perder o documento, apenas 5% se regularizaram dentro do prazo.

Em Porto Alegre, dos 14.227 eleitores que tinham pendências na Justiça Eleitoral, 13.569 não regularizaram a situação. Em 2013, 45 mil gaúchos perderam o título. O prazo final para justificar as três últimas ausências terminou em 4 de maio.

Eleitores que tiveram o título cancelado devem a Justiça Eleitoral para fazer uma nova inscrição e pagar a multa pela infração. O valor mínimo é de R$ 10,50.

O cidadão sem título de eleitor fica impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, além de receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos e inscrição. Dificuldades para ser nomeado em concurso público ou renovar matrícula em universidades públicas também podem ocorrer para quem não dispõe do título de eleitor.

Lucas Rivas / Rádio Guaíba