person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Mais de 800 casos de caxumba foram notificados neste ano em Rio Grande

Vigilância Epidemiológica pede que pessoas com sintomas procurem atendimento

Até o momento, 809 casos de caxumba foram notificados para a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Grande, no sul do Estado. Ano passado foram duas notificações. A enfermeira da Vigilância Epidemiológica da cidade, Valéria Risso acredita que existam mais casos da doença na cidade.

“Muitas pessoas não procuram atendimento, tratam a doença em casa e acabamos não sendo notificados. O que é errado, pois a partir destas notificações podemos intensificar as ações”, observa.

Vários surtos – quando três pessoas, pelo menos, possuem a doença no mesmo local – foram registrados na cidade como em escolas, empresas e também na universidade, por exemplo. “Estamos intensificando a vacinação. Quando há um local de surto, como na Universidade, por exemplo, vamos até o campus e vacinamos toda a comunidade acadêmica”, relata.

A maioria dos casos é entre pessoas de 14 a 36 anos. A vacinação nas crianças é realizada com um ano e 15 meses. Aqueles jovens que ainda não foram vacinados até os 19 anos devem receber duas doses e, as pessoas entre 20 e 49 anos, uma dose. As vacinas estão disponíveis em todos os postos de saúde do município.

“Os casos aumentaram em todo o país. Depois que diminuírem a quantidade de notificações deverá ser realizado um levantamento para ver o que mudou, uma vez que este ano os casos começaram em janeiro, quando que normalmente ocorria seria mais no inverno”, finaliza.

Angélica Silveira