person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Mais dois municípios iniciam processo de situação de emergência após temporal

Dona Francisca e Faxinal do Soturno sofrem com danos causados por enxurradas

São Francisco de Paula já decretou situação de emergência | Foto: Halder Ramos / Especial / CP
Além de São Francisco de Paula, outros dois municípios gaúchos deram início ao processo de solicitação de situação de emergência após o temporal de domingo. Conforme novo boletim da Defesa Civil Estadual, divulgado na manhã desta terça, Dona Francisca e Faxinal do Soturno, ambos no Centro do Rio Grande do Sul, têm muitos problemas causados por enxurradas.

O número de cidades que devem decretar situação de emergência em função das chuvas ainda pode aumentar nos próximos dias. Em Capaçava do Sul a possibilidade está sendo avaliada, assim como em Cristal e Canguçu. Os dois últimos municípios foram atingidos por chuva, granizo e microexplosões (rajadas de vento em uma velocidade muito alta, que em contato com o solo, se espalham como se fosse uma bomba), o que afetou lavouras.

A situação das cidades de Amaral Ferrador, Camaquã, Encruzilhada do Sul e Santana da Boa Vista será vistoriada ao longo da semana. Segundo a Defesa Civil,o acompanhamento da condição hidrológica nas bacias dos rios Taquari-Antas, Sinos, Pardo, Quaraí, Santa Maria e Ibicuí também ganha atenção especial.

Doações

A Defesa Civil continua pedindo doações para São Francisco de Paula e Santa Maria, os dois municípios mais atingidos, e Porto Alegre e Região Metropolitana.

Em São Francisco de Paula, os itens mais urgentes para ajudar a população são alimentos, água, matérias de limpeza e de higiene pessoal, além de velas e materiais de construção. As doações são recebidas no Ginásio Municipal (Rua Santos Dumont, 967).

Para Santa Maria e Porto Alegre e região, a Defesa Civil pede alimentos, água, matérias de limpeza e de higiene pessoal. As doações são recebidas no Centro Desportivo Municipal (Rua Appel, 795), em Santa Maria, e no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Av. Borges de Medeiros, 1501, térreo), na Capital.

Correio do Povo