person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Mais imigrantes devem chegar a Porto Alegre nesta segunda-feira

Previsão é de que seis pessoas desembarquem na Rodoviária da Capital às 22h20min

Desde o dia 20 de maio, imigrantes refugiados estão saindo do Acre para outras partes do país em ônibus contratados a partir de um convênio com o Ministério da Justiça. Parte desses estrangeiros veio para o Rio Grande do Sul. O último grupo deve chegar nesta segunda-feira. Segundo o secretário municipal dos Direitos Humanos, Luciano Marcantônio, a previsão é de que seis pessoas desembarquem na Estação Rodoviária de Porto Alegre às 22h20min.

A primeira informação era de que 300 imigrantes viriam morar no Rio Grande do Sul. Porém, o número não se confirmou. Essas centenas de pessoas se deslocaram de ônibus em direção ao Sul do Brasil, mas paravam em outras regiões e nem todas vieram para Porto Alegre.

Por conta de problemas na comunicação entre o governo gaúcho e do Acre, foi realizada uma reunião em Brasília na semana passada para tratar do assunto. Ainda na primeira quinzena deste mês, outro encontro deverá ocorrer em Santa Catarina reunindo os Estados que estão recebendo os imigrantes. O objetivo é estabelecer uma metodologia para a distribuição dessas pessoas, através de informações de vagas de emprego, por exemplo.

Em função da vinda dos estrangeiros, a prefeitura e o Estado começaram a receber doações para acomodá-los no Centro Humanístico Vida, na avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132. A ideia era abrigar os recém-chegados neste espaço. Contudo, como todos vieram para ficar na casa de amigos ou parentes, a área não foi utilizada. Marcantônio observou que, como os produtos não são perecíveis, eles ficarão armazenados no local, caso outra leva de imigrantes venha ao Estado.

Karina Reif