person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Marcha das Vadias pede fim da violência contra mulher em Porto Alegre

Milhares de pessoas se reuniram em manifestação contra machismo e homofobia

A manifestação foi realizada pelo fim da violência contra mulheres, contra machismo e a homofobia | Foto: Fabiano do Amaral
Milhares de pessoas, seminuas e com frase pintadas sobre os corpos, além de faixas, realizaram na tarde deste domingo a edição de Porto Alegre da Marcha das Vadias. A manifestação foi realizada pelo fim da violência contra mulheres, contra machismo e a homofobia. O grupo se reuniu no Parque da Redenção, no Monumento ao Expedicionário, e seguiu com os cartazes em direção a avenida Osvaldo Aranha. 

Conforme Cecília Richter, uma das organizadoras, a intenção é modificar a ideia de vitimização das mulheres. “Buscamos o empoderamento, para fazermos autodefesa considerando a solidariedade feminina”, definiu. A manifestação ocorreu também em outras cidades do País neste fim de semana, como São Paulo, Florianópolis, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Aracaju e São Luiz.

A ideia do movimento nasceu no ano passado e passou a ser realizado em diversas cidades do mundo. A origem está em uma declaração de um policial, em palestra no Canadá. Ele argumentou que, para prevenir o estupro, as mulheres deveriam evitar de se vestirem como vadias. Assim, não seriam mais vítimas. Como resposta, as integrantes da marcha fizeram exatamente o contrário, trajando roupas provocantes.


O grupo se reuniu no Parque da Redenção, no Monumento ao Expedicionário, e seguiu com os cartazes em direção a avenida Osvaldo Aranha | Foto: Fabiano do Amaral



Bookmark and Share

Correio do Povo