person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Marcha por rodovias de Canguçu, no Sul do RS, cobra soluções para estiagem

São 24 municípios prejudicados pela falta de chuva<br />

Camponeses fazem caminhada pedindo soluções para os problemas da estiagem | Foto: Catiana de Medeiros / MST / CP
Uma manifestação da Via Campesina cobra soluções do governo do Rio Grande do Sul para os problemas causados pela estiagem na região Sul do Estado. Às 8h50min desta terça-feira, os camponeses saíram em marcha – que iniciou no Trevo do Atacadão do Povo, na ERS 265, em Canguçu, e seguirá até a BR 392.

São 24 municípios da metade Sul do Estado que estão prejudicados pela falta de chuva. Segundo o dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Ildo Pereira, a produção de leite teve cerca de 70% de perda e muitas famílias desistiram da atividade. O cultivo de hortifrutigranjeiros também registrou prejuízos, e a falta de chuva por mais de três meses deixou seco 90% dos açudes pequenos.

“A chuva retornou nos últimos dias, mas não em volume suficiente para recuperar as perdas, pois não conseguimos armazenar água para o consumo humano e para os animais”, relata. Pereira acrescenta que algumas famílias já perderam animais em função da seca e que esta é a pior já registrada nos últimos 30 anos na região. Segundo ele, entre os municípios mais atingidos estão Hulha Negra, Aceguá, Candiota e Pedras Altas.

A marcha é a primeira atividade de uma série de mobilizações que, segundo o MST, não tem data para ser encerrada. A Via Campesina estima que mais de 2 mil pessoas participem das mobilizações. Os trabalhadores também exigem a retornada da Reforma Agrária, a continuidade da execução do Programa Camponês e a realização de eleição direta este ano.

Correio do Povo