person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Maternidade do Hospital São José em Ivoti será fechada

Instituição realizava uma média de 15 partos por mês

Maternidade do Hospital São José em Ivoti será fechada | Foto: Stephany Sander / Especial / CP
A maternidade do Hospital São José, de Ivoti, será fechada no dia 8 de dezembro. A ação, segundo a administradora da instituição, Sabrina Garcia, foi a maneira encontrada para driblar a crise, e a falta de recursos sem alterar o funcionamento de outras especialidades do local.

"Desde o início do ano também estávamos com dificuldade para escalar pediatras para a sala de parto. A partir do dia 8, ocorrerá o redirecionamento, através do Sistema Único de Saúde (SUS), do atendimento as gestantes da nossa casa de saúde para o Hospital Getúlio Vargas, de Estância Velha", explica a administradora, salientando que o pré-natal e todo o serviço de acompanhado das futuras mamães seguirá sendo feito em Ivoti normalmente.

O Hospital São José realiza uma média de 15 partos por mês, atendendo também, grávidas de Presidente Lucena, Lindolfo Collor e São José do Hortêncio. O remanejo das pacientes para a cidade de Estância Velha ocorrerá a partir de uma definição do Comissão de Intergestores da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde (Vale do Sinos), com o aval da Secretaria Estadual de Saúde, que prevê a medida como a regionalização do serviço obstetrício.

A secretária de Saúde de Estância Velha, Angela Marmitt, afirma que a ação resultará em um aumento para a casa de saúde do município, que já realiza cerca de 35 partos mensais. "Temos totais condições de atender esta demanda de Ivoti e das outras cidades, e com o incremento do repasse por parte do governo do Estado, poderemos qualificar ainda mais esse atendimento que já é feito as gestantes", salienta Angela, destacando que a instituição já conta com plantão 24 horas de pediatra e obstetra. A meta para 2016 é pleitear uma UTI Neonatal, devido ao crescimento da demanda de recém-nascidos no hospital.

Stephany Sander