person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Mau tempo cancela voo de Cairoli em áreas afetadas por enchentes

Pantano Grande, São Sebastião do Caí, Gramado e Montenegro decretaram emergência

Cairoli não conseguiu voar para ver as áreas atingidas | Foto: Karine Viana / Palácio Piratini / Divulgação / CP memória
O voo que o governador em exercício, José Paulo Cairoli (PSD), previa fazer na tarde desta quarta-feira foi cancelado por conta de más condições do tempo. De helicóptero, a Defesa Civil Estadual pretendia fazer o reconhecimento das áreas atingidas pelas chuvas na região Metropolitana de Porto Alegre e nos Vales do Caí e do Rio Pardo.

Com a persistência das chuvas, os rios seguem subindo, conforme a Defesa Civil, e mais famílias tiveram de sair de casa. Já chega a 50 o número de municípios que registraram danos significativos em decorrência das chuvas intensas dos últimos dias. Pantano Grande, São Sebastião do Caí e Gramado já haviam decretaram situação de emergência até o fim da manhã. Montenegro também recorreu ao decreto no início da tarde. Quase 430 famílias já tiveram de ser removidas a abrigos e casas de amigos ou parentes.

Situação das cidades afetadas

Em São Sebastião do Caí, o rio Caí acabou baixando durante a madrugada. Conforme o coordenador da Defesa Civil da cidade, Pedro Gribler, o nível ainda é de 13,4 m, o que impede que as quase 2 mil pessoas que tiveram que sair de casa possam retornar. O nível do rio precisa chegar, de acordo com a Defesa Civil, a 10 m.

Já em Pantano Grande, o coordenador da Defesa Civil da cidade, Cláudio Rosa, também afirmou que as águas baixaram, mas ainda há indicação da pasta para que as famílias retornem para casa, já que a previsão do tempo ainda é de chuva para os próximos dias. Ao total, 100 famílias estão desabrigadas e 400 casas foram invadidas pelas águas. A prefeitura também decretou situação de emergência.

Em Montenegro, o centro da cidade foi invadido pela água da chuva nessa manhã. No município, o nível do rio Caí está seis metros acima do normal e, por conta disso, a maioria das lojas da região central não abriram hoje. Cerca de 150 pessoas foram retiradas de casa pela manhã e, dessas, 72 estão abrigadas em um ginásio municipal.

Samantha Klein / Rádio Guaíba