person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Menino que caiu em ventilação de hospital está em estado grave

Criança sofreu diversas fraturas

Criança sofreu diversas fraturas | Foto: André Ávila / CP Memória
O menino de oito anos que caiu na ventilação mecânica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre na quarta-feira está em estado grave na UTI pediátrica do Hospital de Pronto Socorro (HPS) da Capital. Segundo o laudo médico, ele sofreu um trauma craneo-encefálico leve, contusão toráxica, fraturas no fêmur e tíbia da perna direita e no braço direito.

A criança, que era paciente da Pediatria do Clínicas, saiu para passear pelo corredor junto de um familiar, no 10º andar e correu em direção a uma porta de serviço da unidade. Ele chegou a um elevador e foi até o 12º andar. Lá, entrou na porta que dá acesso ao tubo onde são colocadas as roupas hospitalares usadas para recolhimento pela lavanderia do Clínicas no subsolo. A criança entrou no tubo e caiu.

As equipes assistenciais e de vigilância buscaram a criança e a localizaram. A equipe de atendimento ao trauma prestou os primeiros socorros imediatos e encaminhou o menino à Emergência Pediátrica do hospital, onde ele foi estabilizado clinicamente antes de ser removido. Às 20h30min, o garoto foi encaminhado, com fraturas e traumatismo, para o HPS.

Em nota, na quarta-feira, o Hospital de Clínicas reconhece que já tomou as medidas de controle para que a unidade pediátrica mantenha as portas de serviço trancadas, como é o padrão da instituição. O Clínicas também garante estar dando acolhimento e apoio aos familiares do menino. O Núcleo de Segurança do Paciente examina o ocorrido.

Correio do Povo