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Especial

Mesmo com atendimento estendido, renovação do CadÚnico registra fila noturna em Porto Alegre

Fasc diz que filas com muita antecedência são desnecessárias e garante força tarefa para cadastro e renovação

Primeiro ocupante da fila chegou ao local às 15h de domingo | Foto: Matheus Piccini

Mesmo com o aviso da ampliação do horário de atendimento do CadÚnico, uma fila com cerca de 30 pessoas se formou em frente da Unidade de atendimento, localizada na avenida João Pessoa, 1105. O grupo, que encarou o frio de 9ºC na Capital, chegou horas antes da abertura do serviço para garantir uma das fichas distribuídas no começo da manhã desta segunda-feira.

Desempregados, o casal Jonathan Alves e Ketlyn Silva, moradores do bairro Restinga, foram os primeiros da fila. “Chegamos por volta das 15h”, contou Jonathan. Marta Amelos e as filhas, Maria e Cintia, chegaram logo depois, mesmo sabendo do horário estendido. Mara veio garantir um lugar para o filho, que vai atualizar o cadastro. Já suas filhas, que estão desempregadas, vão se inscrever no sistema que garante os benefícios sociais. “Viemos garantir atendimento amanhã cedo. Nunca se sabe, a gente vai conversando nem notar o tempo passar”, explicou Marta.

A presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Cátia Lara Martins, entende que as filas norturnas são desnecessárias. “Nós entendemos a necessidade das pessoas e a importância do Cadastro Único, no entanto nós montamos uma organização para atender as pessoas nos 22 CRAs (Centro de Referência da Assistência Social) e mais três pontos descentralizados”, ressaltou. 

Na unidade da avenida João Pessoa, por exemplo, o novo horário começa partir desta segunda-feira, 18. O atendimento irá  funcionar das 8h às 19h30, sem fechar ao meio-dia. O calendário de mutirões, que terá o apoio do Ministério Público do Rio Grande do Sul, e os locais das novas unidades de atendimento serão informados nos próximos dias.

De acordo com a Normativa Nº3 do Governo Federal, as famílias com a última atualização entre 2016 e 2017 devem regularizar a situação cadastral até 12 de agosto de 2022. Para quem não possui alteração de dados e precisa, apenas confirmar informações, pode efetuar a operação pelo aplicativo do Cadastro Único. Para consultar a situação, basta acessar o site do Ministério da Cidadania neste link.

Foto: Matheus Piccini

Confira os horários de atendimento

De segunda a sexta-feira, sem fechar ao meio-dia:

• Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS): avenida João Pessoa, 1105 - Das 8h às 19h30

• Vida Centro Humanístico: avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132 - Sala 656, área 6 - Sarandi. Das 8h às 17h

• Sine Municipal: avenida Sepúlveda esquina com Mauá - Centro Histórico. Das 8h às 17h

 

 

Correio do Povo