person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Metade Sul do RS é o "novo eldorado", diz pré-candidato ao Piratini

Empresário da Calçados Beira Rio S.A, Roberto Argenta (PSC) palestrou na Federasul

Argenta explicou os princípios básicos para ser bem-sucedido nos negócios, como responsabilidade social e sustentabilidade | Foto: Guilherme Almeida

Pré-candidato ao Palácio Piratini e presidente da Calçados Beira Rio S.A, o empresário Roberto Argenta (PSC) foi o convidado do evento "Tá na Mesa" desta quarta-feira, promovido pela Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul (Federasul). Com o tema "Como empreender com sucesso", Argenta explicou os princípios básicos para ser bem-sucedido nos negócios, como responsabilidade social e sustentabilidade, defendeu investimentos na Metade Sul do RS, considerada "o novo eldorado", e reforçou a importância de manter jovens talentos no Estado.

Argenta criticou o número excessivo de secretarias de governo, que totalizam 25, e comparou à estrutura do governo de Minas Gerais, que têm 12. Além disso, frisou que MG tem 853 municípios, quase o dobro do RS, que tem 497. Ele citou ainda a importância do Fundo Operação Empresa do Estado do Rio Grande do Sul (Fundopem), que é um instrumento de parceria do Governo do Estado com a iniciativa privada, visando à promoção do desenvolvimento socioeconômico, integrado e sustentável do RS. "Precisamos de um Fundopem turbinado", completou.

Ao criticar os 14 mil imóveis subutilizados do Estado, ele destacou a necessidade de vender essas propriedades - entre as quais o Palácio das Hortênsias, em Canela - para reduzir os custos da máquina pública. "É despesa todo mês", afirmou, acrescentando que o RS precisa "parar de ser produtor de matéria-prima e se transformar em indústria". Ele defendeu ainda investimentos na Emater. "Precisamos modernizar a Emater para o pequeno produtor ter oportunidade de ganhar mais", destacou. O presidente da Federasul, Anderson Trautman Cardoso, destacou que o cenário atual apresenta enormes desafios, mas avaliou que o RS vive um novo momento.

Ele reforçou que o caminho para o crescimento do Estado passa pela responsabilidade das contas públicas. "Há pouco tempo as notícias que tínhamos eram todas sobre o colapso das finanças públicas estaduais, salários atrasados, resistência das corporações aos pacotes de reestruturação do estado, redução da burocracia, enfim, um quadro que por muito tempo afugentava investimentos no nosso estado. Mas houve uma importante mudança neste panorama. Um exemplo foi o plano de recuperação fiscal do nosso estado", sustentou.

Felipe Samuel