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Metrô da Capital deverá atender a 325 mil passageiros por dia

Obras que ligarão Centro à zona Norte de Porto Alegre estão previstas para começar dentro de um ano

Dilma anunciou metrô neste sábado | Foto: Ricardo Giusti
Encurtado em aproximadamente três quilômetros, a linha do metrô de Porto Alegre foi projetada para desafogar o trânsito da zona Norte. O projeto original previa, inicialmente, um percurso de 14,8 quilômetros, do Centro até a sede da Fiergs na avenida Assis Brasil. A estimativa é de atendimento diário de 325 mil passageiros.

Dilma ressaltou importância do metrô

O metrô, cuja extensão ficou em 11,7 quilômetros, será subterrâneo e tracionado a energia elétrica. Um trecho de 10,3 km compõe a Linha 1: do Terminal Triângulo (zona Norte) até a Esquina Democrática (no Centro). Depois, soma-se trecho de conexão com 1,4 quilômetro até o complexo de manutenção. O espaço para estacionamento e manutenção dos trens ficará em área da Rede Ferroviária, no bairro Humaitá.

Estão programadas dez estações. Elas se localizarão no Triângulo, Cristo Redentor, Obirici, São João, Dom Pedro II, Cairu, São Pedro, Florida, Conceição e Rua da Praia. Em sua fase de obras, o metrô evitará transtornos na mobilidade urbana. O processo de escavação do túnel aplicará o método shield, popularmente conhecido como tatuzão. Isto é, haverá escavação mecanizada profunda.

Custo de quase R$ 5 bilhões

Serão necessários R$ 4,8 bilhões para a obra. O governo federal vai entrar com R$ 3,54 bilhões. Desse montante, a metade, R$ 1,7 bilhão é de financiamento, que 61% será tomado pelo Estado e 39% pela prefeitura. A previsão de início das obras é o segundo semestre de 2014. A conclusão é esperada para 2019.



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