person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Milhares de pessoas participam de Caminhada das Vitoriosas, na Capital

Evento visa alertar sobre prevenção do câncer de mama e homegear mulheres que lutaram contra a doença

Participantes saíram do Parcão e caminharam até a Redenção | Foto: Vinícius Roratto
A Caminhada das Vitoriosas deste ano, promovida pelo Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama-RS), bateu o recorde e conseguiu reunir milhares de pessoas na manhã deste domingo em Porto Alegre. O dia ensolarado e a temperatura amenas também contribuíram para a mobilização, que saiu do Parque Moinhos de Vento (Parcão) e seguiu até o Parque da Redenção.

A caminhada é uma homenagem a todas as mulheres que lutaram contra o câncer de mama. “Independente se não venceram o câncer, essas mulheres são verdadeiras vitoriosas e temos que fazer essa homenagem para alertar toda a sociedade sobre essa doença”, afirmou a presidente do Imama-RS, Maira Caleffi, no início da caminhada.

A confirmação de que 5 mil camisetas em tom rosa, que são a marca da campanha, foram vendidas, Maira se emocionou ao lembrar que é o número de novos casos diagnosticados por ano no Estado. “Quando se fala em números as pessoas não têm a compreensão real da dimensão que ele representa”, afirmou.

Participaram da caminhada mulheres que venceram o câncer, além de familiares, apoiadores, profissionais de saúde e comunidade em geral. Segundo as estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Rio de Janeiro lidera o ranking no Brasil em volume de incidência da doença, com 94 novos casos a cada 100 mil mulheres.

O Rio Grande do Sul aparece em segundo lugar, com projeção de 81 casos para cada 100 mil mulheres. Mesmo assim, Porto Alegre segue sendo a capital com o maior índice nesta proporção, com 125 ocorrências.

Bookmark and Share

Mauren Xavier / Correio do Povo