person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Ministério Público recebe laudos sobre morte de peixes no Rio dos Sinos

Problema foi causado pela falta de oxigênio na água, segundo análise

O Ministério Público (MP) recebeu, nesta terça-feira, os resultados parciais das análises feitas em peixes coletados no Rio dos Sinos, após a mortandade ocorrida no início do mês. O laudo produzido pelo laboratório contratado pelo MP aponta como principal causa da morte dos animais a insuficiência cardiorespiratória consequente da falta de oxigênio, que pode decorrer da presença de substâncias de origem orgânica (esgoto doméstico ou industrial), associada à degeneração do fígado por conta de lançamentos de resíduos químicos na água.

As substâncias que podem ter gerado o problema ainda precisam ser identificadas em outros exames feitos com amostras da água do Sinos. Entre os dias 1º e 5 de dezembro, mais de 16 toneladas de peixes morreram no local. Cerca de 20 empresas já foram vistoriadas pela Delegacia de Proteção do Meio Ambiente e, conforme a delegada Elisângela Reghelin, quase todas apresentaram problemas com a emissão de efluentes. Amostras foram coletadas e mandadas pela Polícia Civil para análise.

A Promotoria Regional de Defesa do Meio Ambiente aguarda, agora, a remessa dos demais laudos, em especial da água e dos sedimentos coletados, para fazer uma análise técnica e confrontar os resultados obtidos. Ainda não há prazo para o recebimento das análises.
 
Bookmark and Share

Marjulie Martini / Rádio Guaíba