person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Moradores da Vila Elizabeth convivem com esgoto a céu aberto

Água de coloração esverdeada tem forte odor e resíduos de difícil identificação

Em dias de temporal, as ruas também costumam alagar com bastante facilidade | Foto: Mauro Schaefer
Diariamente, ano após ano, moradores da Vila Elizabeth, no bairro Sarandi, zona Norte de Porto Alegre, convivem com um problema: esgoto a céu aberto. A água de coloração esverdeada, forte odor e com resíduos de difícil identificação se acumula nos cantos das vias, chegando até a altura das calçadas. Em dias de temporal, as ruas também costumam alagar com bastante facilidade.

Morador da rua Domingos Antônio Santoro há aproximadamente 20 anos, o aposentado Hélio Miranda, de 75 anos, diz que o esgoto que passa em frente a sua casa está ali, do mesmo jeito, desde o final do ano passado. De acordo com ele, a situação já foi informada à prefeitura, no entanto, de nada adiantou. Ainda segundo Miranda, causa incômodo aos moradores da região diversos buracos nas ruas e os alagamentos em dias de chuva, quando a água chega a subir as calçadas.

Nas ruas próximas da casa de Hélio Miranda, a situação se repete e, em alguns casos, é até mesmo agravada. A praça Irmão Desire Afonso reúne jovens da vizinhança, que praticam esportes nas instalações. O local, inaugurado no final de 2016, tem a grama cortada e estrutura em perfeito estado. No entanto, quase que a totalidade do seu entorno é tomada pela mesma água suja e com mal cheiro.

Proprietário de uma empresa de confecções na frente da praça, Luciano Ferreira, 45 anos, disse que o esgoto exposto está ali pelo menos desde que ele se instalou ali, cerca de seis anos atrás. “Sempre foi assim. É tudo entupido, essa água nunca sai”, afirmou, ao dizer que, recentemente, a prefeitura até esteve no local trocando alguns canos, procedimento que não resolveu o problema.

O Correio do Povo entrou em contato com a prefeitura, através da assessoria de comunicação do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP). Foi informado apenas que os engenheiros responsáveis estão atendendo demandas nesta região da cidade. O DEP não informou previsão de conserto para os problemas na Vila Elizabeth.

Correio do Povo