person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Moradores de São Leopoldo sinalizam buracos nas ruas da cidade

Prefeitura diz que já existe um plano de manutenção e melhoria do asfalto das principais vias

Já foram sinalizados mais de 200 trechos | Foto: Stephany Sander / Especial / CP
Cansados de esperar por melhorias nas ruas em que transitam, um grupo de 20 moradores de São Leopoldo sinaliza os principais buracos da cidade. De acordo com Anderson Ribeiro, o objetivo é chamar a atenção da prefeitura para a necessidade urgente de uma operação nas ruas.

“Contornamos os buracos com tinta branca e numeramos eles. Até agora já são mais de 200 trechos sinalizados”, explica, salientando que já foram usados mais de 16 litros de tinta. A ação foi feitas em ruas que concentram um grande número de carros e de irregularidades no asfalto como a Guilherme Müller, no bairro Vila Glória, na Av. Imperatriz Leopoldina, no bairro Feitoria, e em diversas vias dos bairros Santo André, Scharlau e Centro. “Vamos continuar demarcando os buracos até que a prefeitura não só cubra eles, mas inicie um projeto para revitalizar as ruas. Só tapar não resolve”, salienta Anderson.

O secretário de Obras de São Leopoldo, Sandro Cassel, comenta que a ação é interessante pois mostra a preocupação da população sobre a questão da mobilidade urbana. “Apenas discordamos da forma como isso foi feito, que mais parece um vandalismo. Nossa cidade não é a única que teve o asfalto danificado pelos últimos temporais. Nossa camada asfáltica tem mais de 30 anos e estamos aos poucos renovando ela”, explicou Cassel.

Segundo o secretário existe um planejamento, de manutenção das ruas, drenagem pluvial e melhorias de praças. “As operações tapa-buracos priorizam as ruas e avenidas por onde passam as linhas de ônibus da cidade. Diariamente utilizamos de 8 a 12 toneladas de asfalto e me menos de 20 dias foram tapados mais de 1,2 mil buracos da cidade”, complementa.

A Prefeitura afirma que planeja a liberação de recursos para que trechos como avenidas e vias expressas da cidade, sejam recuperadas integralmente. A ação deve ocorrer até o dia 10 de novembro. Para o próximo ano, é elaborado um projeto que será encaminhado ao Ministério das Cidades e solicita cerca de R$ 50 milhões de investimentos para a recuperação de vias e calçadas de São Leopoldo.

Stephany Sander