person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Movimento se intensifica no comércio de Porto Alegre

Tanto nas lojas como nos transportes coletivos as regras do decreto da prefeitura têm sido cumpridas

Lojistas e clientes tem cumprido as regras propostas no decreto que permite a reabertura do comércio em Porto Alegre | Foto: Guilherme Almeida

A presença de clientes no comércio das avenidas Salgado Filho, no Centro Histórico, na Azenha, e na Assis Brasil, na zona Norte de Porto Alegre, se intensificou nos últimos dias por conta dos decretos municipais que permitiram o acesso dos consumidores aos estabelecimentos desde que obedecidas as regras de segurança. O ponto positivo é que o público e os comerciantes têm respeitado as regras de segurança estabelecidas pela prefeitura como o uso de máscara.

No transporte coletivo, ônibus, lotações, táxis e aplicativos a regra tem sido obedecida com a utilização do Equipamento de Proteção Individual (EPI) e até, em alguns casos, do face shield (protesto facial). Tanto nos estabelecimentos comerciais da Assis Brasil, quanto nos localizados na Azenha e na Salgado Filho, os clientes respeitam as regras e só acessam as lojas utilizando a máscara de proteção facial. Além disso, existe o respeito às marcações da distância de um a dois metros colocadas nas calçadas das lojas, bancos, lotéricas e farmácias. Na manhã desta segunda-feira, bancos, lotéricas e supermercados nas zonas Leste, Norte e Centro eram os locais de maior movimentação e filas de clientes.

Tanto nos bairros quanto nos terminais de ônibus, agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), em parceria com a Guarda Municipal, realizam ações educativas para alertar sobre medidas para impedir a pandemia da Covid-19. As equipes orientam sobre o uso da máscara, a distância na fila na hora do embarque, da importância de realizar a higienização antes de entrar e depois de sair dos ônibus.

Segundo a ATP, desde o início da pandemia, as empresas passaram a adotar medidas mais rigorosas de higienização. Equipes realizam a limpeza interna nos ônibus durante o intervalo das viagens. Além disso, os coletivos circulam com janelas abertas.

Na avenida Assis Brasil, uma das principais vias de circulação e de comércio da Capital, os serviços mais procurados na região são os das agências bancárias e lotéricas, supermercados e minimercados. Nas filas, os clientes são orientados por funcionários que informam sobre o uso da máscara e de usar o álcool em gel.

O decreto da prefeitura estabeleceu regras para o funcionamento das lojas de rua, shoppings center e centros comerciais. Os estabelecimentos devem funcionar com equipes reduzidas e com restrição ao número de clientes concomitantemente, como forma de controle da aglomeração de pessoas. A lotação não poderá exceder a 50% da capacidade máxima prevista no alvará de funcionamento ou de proteção e prevenção contra incêndio.

Cláudio Isaías