person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Municípios da Serra calculam prejuízos após temporal

Farroupilha decretou situação de emergência

Cerca de 400 casas foram atingidas pelo granizo | Foto: Maurício Bianchi / Jornal O Farroupilha / Especial CP
As cidades da Serra atingidas pelo temporal dessa segunda-feira estão calculando os prejuízos. O município de Farroupilha, com cerca de 400 casas danificadas, decretou situação de emrgência. A cidade necessita de lonas e telhas, mas de acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, tenente Ivan Martins, nem as lojas possuem mais materiais para vender aos moradores que tiveram as residências atingidas pelo granizo.

O telhado de um prédio anexo ao Colégio Estadual Farroupilha, onde funcionava um laboratório e um refeitório, desabou. Duas merendeiras foram encaminhadas ao hospital São Carlos com ferimentos leves. Elas já foram atendidas e liberadas. O edifício está interditado e as aulas foram suspensas, segundo o tenente.

Em Caxias do Sul, o vento forte destelhou 120 casas, derrubou 60 árvores e em torno de 500 pessoas foram atingidas com danos materiais. As regiões mais afetadas são Desvio Rizzo, Bom Pastor, Fátima, Planalto e Monte Carmelo. No estádio Centenário, uma das torres de luz caiu em direção a uma vila na chamada Zona do Cemitério. Apesar do susto, a estrutura não feriu ninguém. Um muro do clube também desabou, atingindo dois carros. No campus da Universidade de Caxias do Sul (UCS) vidros foram estilhaçados pelo granizo e os alunos foram liberados.

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto informou que a queda de uma árvore rompeu uma adutora de água bruta do Sistema Faxinal. Equipes da autarquia foram ao local, na região de Ana Rech, e realizaram o conserto na manhã desta terça. O bombeamento já foi retomado e a distribuição à cidade está prevista até a noite de hoje. Por enquanto, mais de 300 mil moradores permanecem sem água. O serviço deve ser normalizado gradativamente até quinta-feira.

A tormenta atingiu também a cidade de Bento Gonçalves. O Corpo de Bombeiros do município atendeu  chamados de árvores caídas e destelhamento de casas em diversos bairros, entre eles São Roque, Centro, Vila Nova III e São Bento. Em Carlos Barbosa, o temporal foi responsável por destelhar ao menos 15 residências. 

Os ventos chegaram a 63km/h em Canela e fecharam o Parque do Caracol. Pelo menos 50 árvores nativas do local foram arrancadas com a força do vento. Sem energia elétrica, parque foi fechado por tempo indeterminado para a remoção dos galhos. De acordo com a prefeitura, 70% das churrasqueiras foram destruídas. O temporal também danificou telhados de residências e da escola Machado de Assis. As aulas foram suspensas nesta terça.

Ao menos 12 postes caíram nas ruas da cidade e 10 árvores interromperam o tráfego na ERS 446 e na RSC 470 durante a madrugada. Na cidade de Garibaldi, os bombeiros receberam 64 chamados, incluindo destelhamentos e quedas de árvores.

Cai para 11
mil o número de pontos sem luz

Caiu para 11 mil o número de clientes sem luz na Serra, conforme a RGE. A concessionária atua na recuperação da rede para normalizar a distribuição de energia elétrica. Um novo levantamento deve ser divulgado às 21h desta terça. A situação ocorre em Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Garibaldi, Farroupilha, Nova Petrópolis, Carlos Barbosa, São José dos Ausentes e Jaquirana.

Bookmark and Share

Correio do Povo