person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Mural alusivo à Mata Atlântica é atração em escola de Porto Alegre

Outra obra será feita por artista paulista no bairro Navegantes nos próximos dias

Primeiro mural já decora escola no bairro Sarandi, em Porto Alegre. | Foto: Guilherme Almeida

O primeiro dos dois painéis multicoloridos em homenagem à Mata Atlântica, assinados pelo artista plástico paulista Filiage, já estampa um dos muros da escola Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, no bairro Sarandi. A ação faz parte do projeto Muros na Mata Atlântica, que visa levar a exuberância da natureza para o espaço urbano das metrópoles, celebrando a biodiversidade. Com aproximadamente cem metros quadrados, a pintura iniciou no último dia 24 de maio. O espaço foi escolhido pela Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre.

“Esse é um projeto que faço desde 2015. Não foco tanto nos animais da região. Geralmente utilizo animais da mata em geral. Claro que há animais que são mais típicos. Aqui, foram o bicho-preguiça, a arara e o pássaro maria-leque”, explica o artista. Filiage, que já entregou murais em m Campinas, Mauá e São José do Rio Preto, em São Paulo, Joinville, em Santa Catarina, Curitiba, no Paraná, e Gramado, na serra gaúcha, também realizou palestras.

Na conversa com estudantes, ele fala sobre seu trabalho artístico e elementos da arte urbana, que envolve, além do grafite, teatro e música. “Falamos como as instalações interferem no espaço urbano e criam uma transformação”, ressalta. Há também um trabalho de conscientização. “Hoje, a mata tem no máximo 10% do que tinha em relação à época do descobrimento. Mesmo assim, 70% da população brasileira vive em áreas de Mata Atlântica. É onde está a água, e sem ela acabou a vida”, frisa.


Mural na escola Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha. Foto: Guilherme Almeida

O segundo painel, com as mesmas dimensões, estava previsto para colorir um muro na rua Pernambuco, no bairro Navegantes. No entanto, devido a questões que envolvem a visibilidade da obra, ela será realizada, conforme o artista, em uma rua próxima, ainda a ser confirmada. A previsão é que esse painel fique pronto até 1º de junho. Os animais retratados serão uma onça e uma coruja.

Nascido em São José do Rio Preto, mas morador de Campinas, em São Paulo, Alexandre Filiage atuou como ilustrador publicitário e viveu por nove anos na Espanha. No retorno ao Brasil, desenvolveu a técnica do muralismo com diversidade de cores e formas estilizadas de animais e plantas. O artista tem obras exibidas e murais realizados na Alemanha, Espanha e Turquia. O projeto do projeto nacional Muros na Mata Atlântica conta com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, do governo federal, e tem o patrocínio da AkzoNobel, por meio da Coral e do Movimento Tudo de Cor, além do apoio da prefeitura de Porto Alegre.

Felipe Nabinger