person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Nível de barragem em Bagé está 7 metros abaixo do normal

Cidade segue com racionamento de água por causa da estiagem

O nível da Barragem Sanga Rasa, principal reservatório usado pelo Departamento de Água e Esgotos de Bagé (Daeb) para o abastecimento de água da população, está muito abaixo do normal. A última medição, realizada nesta quinta-feira, indicou 7,70 m abaixo do normal. A Barragem do Piraí está com o nível em 3,2 m abaixo do ideal.

De acordo com o diretor da autarquia, Kiwal Parera, essa situação está sendo gerenciada para permitir que a reserva nas barragens se prolongue até o retorno das chuvas. A situação é consequência da forte estiagem que afeta o município e a região da Campanha desde agosto do ano passado.

A primeira quinzena do mês registrou apenas 31 mm de precipitação e, com isso, o déficit hídrico acumulado já supera os 700 mm. O Daeb continua com as medidas adotadas nos últimos meses, como o racionamento de 13 horas diárias, a reativação de poços artesianos e o abastecimento via caminhões-pipa. No entanto, prepara novas alternativas em virtude do agravamento da seca. A principal é a possibilidade de captação de água de uma antiga pedreira de calcário localizada na zona Oeste da cidade, cuja estrutura está praticamente pronta para qualquer emergência.

Além disso, uma equipe do Daeb trabalha diariamente na fiscalização do desperdício de água da rede pública. Já foram recebidas 404 denúncias de uso indevido, totalizando 194 advertências e 10 multas.


Bookmark and Share

Jossicar Saraiva / Correio do Povo