person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Nível do Rio Uruguai diminui na Fronteira Noroeste

Travessia de balsa de Porto Mauá para Alba Posse, na Argentina, segue cancelada

Nível do Rio Uruguai diminui na Fronteira Noroeste | Foto: Cleide Campanher Winkler/Especial CP
O nível das águas do rio Uruguai está baixando na cidade de Porto Mauá, Fronteira Noroeste do Estado. Após atingir os 11,10 metros às 5h desta quinta-feira, às 8h o nível estava 11 metros acima do normal. A travessia de balsa para a cidade de Alba Posse, na Argentina, segue cancelada e será retomada após o nível do rio atingir pelo menos 9,70 metros. A água ainda invade o prédio da Aduana da cidade.

Segundo a administração municipal, a previsão é de que, se o rio seguir baixando, a travessia seja retomada amanhã.

Outras regiões

Já no sudoeste do Estado, o volume d'água do rio Uruguai segue aumentando. Em São Borja, o nível do rio está em 7,65m, sendo que o normal é 5,2m e o limite, 11m. Em Uruguaiana, os números são respectivamente de 4,92m, 2m e 8m. Em São Leopoldo, o rio dos Sinos está em 4,8m, sendo que o normal é 4,5m e o limite, 5m. A expectativa de normalização é de dois a três dias.

De acordo com o chefe de Comunicação da Defesa Civil, capitão Alexsandro Goi, o volume dos rios costuma aumentar dias depois da chuva. “A parte silenciosa dos danos acontece um ou dois dias depois, quando o volume d'água dos afluentes de Santa Catarina e barragens aumenta o nível dos rios no Estado”, explicou.

Felipe Dorneles/Correio do Povo