person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Nasa substitui astronauta que seria primeira negra em missão de longa duração

Jeanette Epps, de 47 anos, iria ficar a bordo da Estação Espacial Internacional por 143 dias

Jeanette Epps, de 47 anos, iria ficar a bordo da Estação Espacial Internacional por 143 dias | Foto: Divulgação / Nasa / CP
A Nasa substituiu em cima da hora e sem dar explicações a astronauta Jeanette Epps, que seria a primeira negra a participar em uma missão de longa duração na Estação Espacial Internacional (ISS). Engenheira aeroespacial e astronauta da Nasa desde 2011, Epps, de 47 anos, deveria se integrar à ISS em junho a bordo da nave russa Soyouz, para ser parte da expedição 56/57. Ela foi selecionada para esta missão em janeiro de 2017.

Epps ficaria 143 dias no espaço, o maior tempo em órbita para um astronauta negro, embora seis já tenham estado na ISS. A agência disse em um comunicado que Epps será substituída por Serena Aunon-Chancellor, que inicialmente deveria se integrar em novembro à estação internacional para fazer parte da expedição 58/59.

Epps se reintegrará à agência de astronautas no Centro Espacial Johnson de Houston, no Texas, e "será considerada para futuras missões" espaciais, acrescentou a Nasa sem dar mais detalhes. "São levados em conta um bom número de fatores para selecionar os astronautas para as missões e essas decisões obedecem a assuntos pessoais sobre os quais a Nasa no fornece informação", se limitou a dizer o porta-voz da agência, Brandi Dean.

Não é a primeira vez que a Nasa substitui astronautas indicados para uma missão, e na maioria das vezes isso acontece por motivos médicos.

AFP