person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

No 13º dia de greve, municipários de Porto Alegre realizam caminhada

Grupo passou pelas avenidas Ipiranga, Praia de Belas, Loureiro da Silva e rua Siqueira Campos, até o Paço Municipal

Municipários realizam caminhada contra governo de Marchezan | Foto: Alina Souza
O servidores municipais voltaram a protestar nesta terça-feira contra o governo municipal. A categoria, em greve há 13 dias, realizou uma manifestação na frente da sede da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), na avenida Ipiranga, em Porto Alegre. Os municipários realizaram ainda uma caminhada pelas avenidas Ipiranga, Praia de Belas, Loureiro da Silva e rua Siqueira Campos, até o Paço Municipal para protestar contra a privatização dos serviços públicos e o parcelamento de salários. Ao meio-dia, os servidores municipais participaram de um almoço coletivo na frente da prefeitura.

A diretora do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), Luciane Pereira, disse que a categoria está em greve pela retirada dos projetos de lei encaminhados pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior à Camara de Vereadores e pelo fim do parcelamento dos salários dos trabalhadores municipais. Conforme Luciane, a categoria segue mobilizada e debatendo com os vereadores a retirada dos projetos. “A categoria está frustrada porque a administração municipal não apresentou nenhuma posição sobre as reivindicações dos servidores municipais”, ressaltou.

A diretora de Saúde do Simpa, Rita Buttes, afirmou que a Fasc é a instituição mais atingida pelo desmonte promovido pelo governo do prefeito Nelson Marchezan Júnior. Segundo ela, o Executivo municipal retira trabalhadores, assistentes sociais e psicólogos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) e não autoriza a nomeação de concursados.

Cláudio Isaías