person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

No conjunto de obras da Copa, duplicação da avenida Tronco deve terminar em dezembro de 2022

Falta ainda a desapropriação de pelo menos 20 residências que impedem o avanço de parte da construção

| Foto: Guilherme Almeida

Com previsão de conclusão em dezembro de 2022, as obras de duplicação na avenida Tronco, na zona Sul de Porto Alegre, estão em plena execução segundo informou a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim). Falta ainda a desapropriação de pelo menos 20 residências que impedem o avanço de parte da construção. No entanto, o secretário Marcelo Gazen ressaltou que estão sendo feitas escavações e pavimentação das pistas e redes de drenagem, nos trechos 1 e 2.

A empresa, responsável pela obra, também trabalha nos trechos 3 e 4, onde são realizados os serviços de terraplanagem para receber a primeira camada de asfalto. Morador da rua Manoel Lobato, há mais de 20 anos, Cléber José Amorim disse que a comunidade espera ansiosamente pela conclusão dos trabalhos. "Era uma obra que foi prometida para a Copa do Mundo de 2014. Esperamos que os trabalhos tenham continuidade e que realmente em 2022 tudo esteja concluído", ressaltou.

A duplicação da avenida Tronco integra o conjunto de obras da Copa 2014, que mobilizou a força tarefa da prefeitura de Porto Alegre. Em julho, foi divulgado um balanço da administração municipal para avançar na conclusão das melhorias. Com a mobilização, em cinco grupos de trabalho foram destravados diversos processos e viabilizadas oito desapropriações para o reassentamento de famílias devido às obras da avenida Tronco.

A obra nos trechos 1 e 2 engloba as avenidas Gastão Mazeron e a avenida Silva Paes, trechos das avenidas Teresópolis e Moab Caldas e uma grande rotatória de confluência das avenidas Moab Caldas, Silva Paes, Carlos Barbosa, Niterói e ruas Mariano de Matos, Clemente Pinto e Sepé Tiarajú. Já nos trechos 3 e 4 engloba as avenidas Icaraí, Chuí e Divisa com uma rotatória de confluência destas avenidas, e também o trecho da rua Cruzeiro do Sul e a das avenidas Moab Caldas.

Cada pista destas ruas e avenidas possuirá duas faixas para veículos e uma faixa exclusiva para ônibus em placas de concreto, com uma grande rotatória ao centro unindo todas as vias. Além da duplicação estão previstas a implantação de ciclovia, passeios em concreto, muros de arrimo e fechamento, novas redes de drenagem pluvial com duas bacias de amortecimento, esgoto cloacal, distribuição de água, energia elétrica e iluminação pública.

Também estão previstas nova sinalização vertical, horizontal e semafórica e plantio de árvores ao longo da via. Cada pista a ser construída nos trechos 1 e 2 tem uma extensão aproximada de dois quilômetros, e nos trechos 3 e 4, de 4,3 quilômetros. A duplicação da avenida Tronco, que abrange os bairros Teresópolis, Cristal e a Vila Cruzeiro do Sul, tem extensão de 6,2 quilômetros. A obra começou em maio de 2012 e deveria estar pronta para a Copa do Mundo de 2014.

Cláudio Isaías