person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

No Dia da Dança, bailarinos realizam mutirão de limpeza na orla do Guaíba, em Porto Alegre

Ação ocorreu na praia de Ipanema durante a manhã deste domingo

Atividades na praia de Ipanema comemoraram o Dia Internacional da Dança | Foto: Alina Souza
Mais do que uma forma de expressão da arte. Durante o Dia Internacional da Dança, celebrado neste domingo, duas escolas de Porto Alegre resolveram conciliar suas aulas com a sustentabilidade. Ao longo da manhã, o grupo se reuniu na orla de Ipanema, na zona Sul, para dançar, falar sobre o tema e realizar um mutirão de limpeza na praia. “A gente objetiva formar cidadãos, mais do que bailarinos”, explicou a professora de dança Samanta Bueno Medina, idealizadora da atividade de ontem. 



De acordo com ela, sua escola, que ensina crianças de 2 a 9 anos, busca sempre trabalhar a dança através de temáticas com impacto social, como a sustentabilidade. A ideia, segundo Samanta, começou há 17 anos, quando trabalhava em escolas de Educação Infantil e sentiu a necessidade de contar histórias para se aproximar dos pequenos.

Ao longo de uma das atividades, que tiveram a participação de crianças e adultos, uma música tocava e era interrompida de surpresa. Samanta, então, falava algum material e, de acordo com o seu tempo de decomposição, os participantes tinham que obedecer a um comando específico. Por exemplo, quando ela dizia "papel", eles apenas tocavam nas mãos uns dos outros, já que trata-se de algo que se decompõe mais rapidamente. No caso do vidro, que demora muito mais tempo, eles precisavam se abraçar, o que também era mais demorado.

A iniciativa foi feita pelo Studio Samanta em parceria com as Filhas de Rá, que ministraram também uma aula de dança do ventre na orla. Depois disso, todos os participantes realizaram a limpeza da orla. De acordo com a idealizadora, essa foi a primeira edição da aula aberta em Ipanema e a ideia é que o evento se torne anual. Interessados em ajudar na realização de atividades como essa podem ter mais informações através do site.

Henrique Massaro