person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Nos últimos 13 anos, 7,5% das mortes por raios no Brasil ocorreram no RS

De cada 14 mortes, no país, uma ocorre no Rio Grande do Sul e 3/4 ocorrem na primavera e verão

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais dão conta de que, das 1.672 mortes provocadas por raios no Brasil, de 2000 a 2013, 125 (7,5%) ocorreram no Rio Grande do Sul. Isso equivale a dizer que o território gaúcho registra uma morte a cada 14 ocorridas no País, ficando em terceiro no ranking nacional. São Paulo (269 mortes) e Minas Gerais (130) aparecem no topo da lista. O Amapá é o quarto colocado e Mato Grosso do Sul, o quinto.

De acordo com o Grupo de Eletricidade Atmosférica do Inpe (Elat), 50 milhões de raios caem por ano no Brasil. O País responde por uma em cada 50 mortes ocorridas por essa razão no mundo. Uma cartilha de proteção foi publicada no site do órgão, orientado sobre o que não fazer e como se proteger em caso de temporal.

Os homens são 81% das vítimas e as mulheres, 19%. Mais de 3/4 dos casos ocorrem no verão (43%) e na primavera (34%). Do total de vítimas, 24% morrem em atividades rurais, 16% dentro de casa, 12% próximo a um veículo, 9% debaixo de árvores ou jogando futebol (9%). Quase metade (43%) está na faixa etária de 20 a 39 anos e 25% morrem até os 19 anos.

No fim de semana, um adolescente morreu atingido por um raio em Cerrito, na zona Sul do Estado. De acordo com a Brigada Militar (BM), a vítima identificada como Danrlei da Rosa, de 17 anos, foi atingida na praça central do município. Ele foi encaminhado ao hospital local, mas não resistiu.

Bookmark and Share

Rádio Guaíba