Na manhã de hoje, o movimento de trabalhadores era intenso tanto na rua João Moreira Maciel quanto na rua Voluntários da Pátria, na zona Norte de Porto Alegre. Segundo o Dnit, no momento, 700 trabalhadores estão atuando na construção da nova estrutura e mais 100 serão contratados. O departamento informou que desde o começo dos trabalhos em outubro de 2014 já foram investidos cerca de R$ 412 milhões. O custo da nova ponte do Guaíba é de R$ 757,5 milhões.
A estimativa do Dnit é de que cerca de 50 mil veículos deverão passar diariamente pela nova estrutura. Hoje, cerca de 40 mil automóveis passam por dia na atual ponte. Uma das diferenças é que não haverá a necessidade de içamento do vão móvel, evitando interrupções no trânsito.
Foto: Guilherme Testa
A nova ponte do Guaíba começou a ser erguida em outubro de 2014 pelo consórcio formado pela construtora Queiroz Galvão e a EGT Engenharia. A obra é uma reivindicação dos usuários e moradores de Eldorado do Sul e Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, e também da zona Sul do Estado. A construção da nova estrutura começou em outubro de 2014 ainda no governo da ex-presidente da República, Dilma Rousseff.
A previsão inicial era de que os trabalhos fossem concluídos em setembro de 2017. No entanto, a execução da obra pela construtora Queiroz Galvão começou a apresentar problemas devido ao atraso no repasse de recursos financeiros da União no final de 2015. Em 2016, os trabalhos chegaram a ser paralisados no primeiro semestre daquele ano, mas foram retomados após um aporte financeiro de R$ 100 milhões autorizados pelo presidente da República, Michel Temer.
A nova Ponte do Guaíba terá uma extensão de 12,3 quilômetros com um total de cinco quilômetros em acessos e 7,3 quilômetros em obras de artes especiais (ponte sobre os canais navegáveis, elevadas e viadutos). A estrutura terá cerca de 28 metros de largura, em pista dupla com duas faixas de tráfego em cada sentido com acostamento e refúgio.
Cláudio Isaías