“Sei que não seremos o maior. Mas vamos trabalhar para ser o melhor”. A frase, do presidente da SVB Par, Saul Veras Boff, mostrou o tamanho do megaempreendimento em construção na avenida Padre Cacique, zona sul de Porto Alegre, à beira do Guaíba. O Pontal Shopping tem previsão de inauguração em 10 de novembro, com uma proposta de “life center”, que pretende reunir operações de varejo, gastronomia, hotel, saúde e área de parque, ao lado de um dos cartões-postais da Capital.
Com 28 mil m² de área bruta locável e mais de 160 lojas, o complexo deverá um mix diversificado com uma megaloja da Leroy Merlin e quatro âncoras, ampla praça de alimentação, cinco salas de cinema Cinépolis VIP com tecnologia de última geração Stadium, Market Hall e uma unidade do Hard Rock Café são alguns dos seus diferenciais. O diretor-corporativo da SVB Par, Ricardo Jornada, ressaltou a posição geográfica do Pontal, que se integra ao cenário natural e foge das construções em formato de caixas fechadas, geralmente adotada pelos grandes centros comerciais. “É o futuro do varejo, próximo da natureza, da água. Pode ser que um navio passe do nosso lado agora. É um complexo que visa a experiência”, salientou.
O complexo contará com Hub da Saúde do Hospital Moinhos de Vento, Hotel Double Tree By Hilton, centro de eventos, entre diversos outros serviços. Serão mais de 230 escritórios e consultórios, mais de 140 quartos no hotel, e uma frequência de 40 mil usuários por dia. O fluxo aproximado por mês no Pontal é de 1 milhão de pessoas. Até o momento, 45% dos espaços comerciais já estão contratadas e deverão estar ocupados totalmente até o final do ano. O progresso da obra está em 87%.
Com aporte financeiro de mais de R$ 300 milhões, o Complexo Multiuso Pontal terá 114 mil m² de área construída e moderno conceito multifuncional. Além do alto fluxo de carros que passam em frente ao local – aproximadamente 100 mil veículos por dia, fácil acesso no sentido Centro-Bairro e dos mais de 40 mil funcionários e frequentadores mensais das mais de 230 salas comerciais e consultórios, o parque público e a orla do Guaíba serão âncoras naturais que atrairão um público que utilizará as operações do complexo e do entorno. Para o coordenador de Administração Geral do Grupo AD e responsável pela comercialização e administração do Pontal Shopping, Mário Almeida, o empreendimento está totalmente alinhado com o novo momento da cidade. “Porto Alegre ganha um novo ponto de encontro onde as pessoas poderão viver experiências, ter acesso a novos produtos e serviços e, principalmente, se orgulhar”, destaca.
Ponto Turístico
A maioria dos passageiros que desembarca no Aeroporto Salgado Filho tem como destino a Serra Gaúcha. Um dos objetivos do Pontal é mudar essa realidade. “Queremos transformá-lo em uma atração para os turistas”, explica Ricardo Jornada, que completa: “Conquistar esse público aumentará também o ticket médio de gastos e a permanência na cidade, pois além de visitar o empreendimento também utilizarão outros serviços, fomentando o crescimento de vários negócios”.
Jornada destaca que, por muito tempo, Porto Alegre esteve “de costas para o Guaíba”. Cenário que vem mudando nos últimos anos com os amplos investimentos realizados na revitalização e nas inéditas operações da orla. “O complexo multiuso Pontal está estrategicamente inserido na chamada “Nova Orla”, que tem início no Cais do Porto e segue em direção à Zona Sul, e, com certeza, faz parte dessa importante transformação que está dando vida a cidade”, afirma.
Um dos maiores projetos aprovados no Segmento Complexo Multiuso a ser executado no Brasil, o Pontal traz em seu DNA um propósito diferente, alicerçado em pilares como pioneirismo, avanço, bem-estar, desenvolvimento, empreendedorismo, tecnologia e inovação. “A partir de um sonho, resgatamos uma área degradada e a estamos transformando em uma rota turística, a unindo ao nosso principal e mais belo ponto turístico da cidade: o pôr do sol do Guaíba”, finaliza o idealizador, Saul Boff.
Correio do Povo