person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Obra do Dmae deixa 12 bairros sem água nesta quinta em Porto Alegre

Normalização do sistema deve ocorrer durante a sexta-feira

Após o serviço, a água poderá retornar turva ou não transparente, alerta Dmae | Foto: Luciano Lanes / PMPA / CP

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realiza na noite desta quinta-feira uma obra de substituição do registro na adutora Cascatinha-Catumbi, localizada na rua Fonseca Ramos, no bairro Medianeira, na Zona Sul de Porto Alegre. Em decorrência do serviço, 12 bairros terão o abastecimento interrompido, a partir das 20h. Os trabalhos devem se estender até a madrugada de sexta-feira.

Entre os bairros afetados estão Aparício Borges, Campo Novo, Cascata, Cavalhada, Cristal, Belém Velho, Glória, Medianeira, Nonoai, Santa Tereza, Teresópolis e Vila Nova. A previsão é normalizar o abastecimento durante a sexta-feira, podendo demorar mais nas partes altas da rede distribuidora. O departamento recomenda aos moradores que reservem água para uso básico, em função do calor, e porque os trabalhos envolvem canalização de grande porte – de 900 milímetros (90cm) de diâmetro. Se chover forte, o serviço poderá ser transferido para outra data.

Após a conclusão do serviço, a água não volta de imediato à rede pública de abastecimento e aos imóveis, diferente da energia elétrica, que é quase instantânea. Isso porque a distribuição só reinicia depois que os reservatórios das Estações de Bombeamento (Ebats) acumulam nível de água suficiente para bombear, caso contrário os motores queimam.

Como regra, a água que chega à rede vai sendo consumida primeiro nas áreas próximas às estações, podendo demorar mais para chegar até as partes altas e nas pontas da rede distribuidora. O forte calor faz aumentar o consumo de água, atrasando ainda mais a normalização nesses locais.

Após o serviço, a água poderá retornar turva ou não transparente devido ao arraste de micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde, que eventualmente, pela pressão, se soltam das paredes internas da canalização. Para solicitar lavagem da rede ou do ramal predial, ligue 156, opção 2.

Rádio Guaíba