Com relação à liberação de recursos financeiros para a retomada em ritmo mais acelerado das atividades de construção da nova ponte do Guaíba, a superintendência regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit/RS) informou que o assunto está sendo tratado pelo Ministério dos Transportes e pelo Ministério do Planejamento e que a superintendência aguarda o repasse. Segundo o departamento, o cronograma teve que ser revisto em razão do cenário econômico do Brasil. A obra está orçada em R$ 650 milhões, com recursos do governo federal.
A obra da nova ponte do Guaíba iniciou em 2014 com a construtora Queiroz Galvão. A execução dos trabalhos começou a apresentar problemas devido ao atraso no repasse de recursos da União no final de 2015. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de Porto Alegre (Sticc) em maio deste ano, a construtora diminuiu o ritmo de trabalho das obras com a demissão de 300 trabalhadores. Em novembro de 2015, 200 já haviam perdido o emprego. Segundo a construtora, aproximadamente 35% da obra está concluída.
A nova ponte do Guaíba terá uma extensão de 12,3 quilômetros com um total de cinco quilômetros de trecho em aterro e 7,3 quilômetros em obras de artes especiais (ponte sobre os canais navegáveis, elevada e viadutos). Com 27 metros de largura nos vãos principais, a pista contará com duas faixas de rolamento com acostamento e refúgio central. O Dnit prevê que 50 mil veículos utilizem a nova ponte do Guaíba diariamente.
Cláudio Isaías