person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Obras de revitalização da Usina do Gasômetro devem começar apenas em 2017

Anúncio do projeto arquitetônico ocorre nesta segunda-feira<br />

Recuperação do prédio da Usina é parte do projeto de revitalização de toda a Orla do Guaíba, que já está em andamento | Foto: Betina Carcuchinski / PMPA / CP Memória
As obras de revitalização da Usina do Gasômetro devem começar, na prática, apenas em 2017. Foi o que confirmou, nesta segunda-feira, o coordenador da Memória Cultural da Secretaria de Cultura de Porto Alegre, Luis Custódio, em entrevista ao programa A Cidade é Sua, da Rádio Guaíba. Nesta segunda, a Prefeitura detalha o projeto arquitetônico, construído em conjunto com a população.

Ainda no primeiro semestre, foram feitas consultas públicas acerta da revitalização e do aproveitamento do espaço, e esse conjunto de ideias resultou no corpo do projeto. A 3C Arquitetura venceu o edital para a elaboração da peça, que ainda pode sofrer alterações antes de ser colocada em execução. O prazo para essa etapa vence em novembro deste ano.

De forma concomitante, vai ser definido o processo de escolha do modelo de gestão. Conforme Custódio, “não é viável reestruturar o prédio e, em dez anos, perder tudo o que foi feito por erros de gestão”. Já estão garantidos na Usina o processo de formulação de PPCI, espaço para a banda municipal, teatro Elis Regina e um café no terraço. A entrada original, pela continuidade da Rua da Praia, também vai ser reaberta.

A recuperação do prédio da Usina é parte do projeto de revitalização de toda a Orla do Guaíba, que já está em andamento e foi orçada em cerca de R$ 60,3 milhões. O financiamento vem da Corporação Andina de Financiamento, ligada ao Banco Mundial. No trecho de 1,3 quilômetro, estão previstas ciclovias, bares, diques, ancoradouros e passeios. A previsão inicial de conclusão era abril de 2017.

Ananda Müller/Rádio Guaíba