person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Obras do chafariz do Mercado Público atrasam em Porto Alegre

Trabalho foi paralisado para feiras realizadas no Largo Glênio Peres

Buracos e desníveis prejudicam pedestres na obra de revitalização do chafariz | Foto: Matheus Piccini

A previsão era que, já agora, em maio, o chafariz ao lado do Mercado Público voltasse a operar. No entanto, quem passa pelo Largo Glênio Peres, no Centro de Porto Alegre, nas últimas semanas, vê o local com trabalhos parados, ainda com a obra pendente. Mais que isso. Há falta de sinalização da abertura no calçamento, com a rede de proteção caída no chão, fazendo com que pedestres com dificuldade de locomoção encontrem obstáculos e gerando reclamações dos demais.

Conforme o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), responsável pela revitalização dos jatos d’água, os trabalhos foram suspensos temporariamente a pedido da prefeitura. O motivo é a realização de duas feiras na praça XV de Novembro. A 242ª edição da Feira do Peixe de Porto Alegre ocorreu de 13 a 15 de abril, enquanto uma feira do projeto Flores de Maio, alusiva ao Dia das Mães, teve sua estrutura no local entre os dias 6 e 8 deste mês.

Os serviços de recuperação começaram no dia 14 de fevereiro e não têm nova previsão de conclusão após essa pausa ocasionada pelos eventos. Segundo o Dmae, a obra será retomada ainda nesta semana. No entanto, em caso de chuva os serviços são adiados. O investimento no chafariz, que faz parte do conjunto de obras de revitalização do Centro Histórico, está estimado em cerca de R$ 480 mil.

Instalado em 2012, o projeto original apresentou falhas. Bombas centrífugas com duto de ventilação não funcionavam adequadamente para essa região central da cidade, onde há grande circulação de pessoas, ocasionando o acúmulo de grande quantidade de resíduos. Somado a isso, a grelha para ventilação fora fechada com tampa de concreto, precisando ser removida. O chafariz passará a contar com sistema de bombas submersas, tendo os reservatórios modificados e a cisterna que recebe água para o bombeamento do chafariz aprofundada.

Felipe Nabinger