person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Obras na rua Voluntários da Pátria continuam sem previsão de retomada

Duplicação da via entre a Ramiro Barcelos e a Sertório facilitará fluxo de carros

Obras na Voluntários não têm prazo para serem retomadas | Foto: Guilherme Testa
As obras de duplicação da rua Voluntários da Pátria, na zona Norte de Porto Alegre, ainda seguem sem previsão de início, segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim). Tanto os trabalhos de construção da via quanto das demais obras de mobilidade urbana remanescentes da Copa do Mundo de 2014 terão em breve a divulgação de um novo cronograma pela prefeitura.

Na manhã desta segunda-feira, a movimentação de veículos era intensa no trecho que ainda não foi duplicado da Voluntários da Pátria, entre a rua Ramiro Barcelos até a avenida Sertório, num total de 2,6 quilômetros. Proprietário de uma oficina mecânica na rua Álvaro Chaves, Ezequiel Fonseca, afirmou que a duplicação, quando for realizada a partir da rua Ramiro Barcelos, vai melhorar a circulação na região. “O fluxo de motoristas, principalmente dos que descem a Ramiro Barcelos em direção a Voluntários da Pátria ou a Castello Branco, por vezes, deixa o trânsito lento e congestionado”, destacou. 

Em agosto de 2012, o então prefeito José Fortunati esteve no canteiro de obras do primeiro trecho do projeto de duplicação da rua Voluntários da Pátria, da rua da Conceição até a rua Ernesto Alves. Na época, foram executados os trabalhos de infraestrutura de redes de água e esgoto em cinco ruas do entorno: Barros Cassal, Garibaldi, Santo Antônio, Comendador Coruja e Ernesto Alves. O consórcio C.C. Pavimentadora/Procon realizou as obras no trecho de 680 metros, com investimento de R$ 13,3 milhões. A ideia inicial do projeto da Voluntários da Pátria é que fossem duplicados 3,5 quilômetros, da rua da Conceição até a avenida Sertório, e fossem implantadas ciclovias ao longo da via – o que ainda não ocorreu. Além disso, haveria um tratamento paisagístico do canteiro central.

No mês passado, uma reintegração de posse retirou famílias de uma área na Voluntários. A prefeitura havia entrado com a ação na Justiça alegando que o espaço seria utilizado para o alargamento da via. Parte do grupo vivia antes em outro lugar que passou por desapropriação e, depois da ação, não sabia para onde ir.

A rua Voluntários da Pátria é uma importante via paralela às avenidas Castello Branco e Farrapos que recebe um intenso tráfego de veículos. Ela serve também de alternativa de trânsito entre a região próxima à Estação Rodoviária de Porto Alegre, no Centro, à zona Norte da cidade, e também a Aeroporto Internacional Salgado Filho e às saídas para rodovias BR 116 e BR 290, a freeway.

Cláudio Isaías