person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Ocupação do Ceuaca é esvaziada no Centro

Grupo optou por deixar prédio antes de a Brigada Militar entrar no local

Prédio está abandonado há cerca de dois anos e fica na rua Riachuelo, próximo à avenida Borges de Medeiros | Foto: Samuel Maciel
Os cerca de 50 estudantes carentes que ocuparam o prédio da Casa do Estudante Aparício Cora de Almeida (Ceuaca), no Centro de Porto Alegre, começaram a deixar o local por volta das 14h30min deste domingo. O horário era o prazo dado pela Brigada Militar para que ocorresse o esvaziamento. Diversas viaturas foram mobilizadas.

Os vereadores Marcelo Sgarbossa (PT) e Fernanda Melchionna (PSol) foram ao local no começo da tarde para intermediar um acordo. Em seguida, o grupo começou a deixar o prédio, que está abandonado há cerca de dois anos e fica na rua Riachuelo, próximo à avenida Borges de Medeiros.

De acordo com o advogado do grupo, Onir Araújo, os ocupantes – cerca de 50 estudantes carentes – querem a revitalização do espaço. A reclamação foi repetida pela estudante Fernanda Reis, que estava no local: “O prédio foi prometido à revitalização há dois anos e até agora nada”, criticou ela.

“Eles iam massacrar a gente”

A estudante afirmou temer uma eventual ação violenta da Brigada Militar: “Eles iam massacrar a gente. A gente teve a escolha de sair com dignidade para poder dialogar com as pessoas”, afirmou. “A gente queria resistir, mas vimos que seríamos mesmo massacrados.”

Correio do Povo e Rádio Guaíba