person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

ONG Doutorzinhos leva Carnaval à unidade de pediatria de hospital de Porto Alegre

Atividades lúdicas são importante no tratamento dos pequenos pacientes

ONG Doutorzinhos levaram alegria até a unidade de pediatria do Hospital Moinhos de Vento | Foto: Guilherme Testa
Os 30 pacientes da unidade de pediatria do Hospital Moinhos de Vento receberam na tarde desta quarta-feira a visita do bloco da ONG Doutorzinhos. Cantando marchinhas de Carnaval, os palhaços da alegria criaram o "Bloco Cirúrgico" e desfilaram pela unidade para alegria dos pequenos pacientes que estavam acompanhados dos pais.

Muitos pacientes e os funcionários da pediatria ficaram surpresos com a performance dos Doutorzinhos. A enfermeira Jennifer Lorenzi, líder da pediatria do Hospital Moinhos de Vento, disse que as atividades lúdicas são importantes no tratamento da criança.

"Essa iniciativa envolve não só o paciente, mas a família e a equipe médica", destacou. Segundo Jennifer Lorenzi, proporcionar um momento de descontração aos pacientes faz com que eles esquecem que estão em um hospital e um local fechado. A enfermeira afirmou que a terapia do riso tem um efeito extraordinário e auxilia no sucesso do tratamento e recuperação das crianças. Maurício Bagarollo, coordenador da ONG Doutorzinhos, afirmou que quando o grupo atua em um hospital o principal objetivo é fazer com que as pessoas deixem os quartos e passem a fazer parte da atividade.



"A ideia é que os pacientes, os acompanhantes e a equipe profissional do hospital participem desse momento de alegria. O nosso objetivo é fazer com que as práticas hospitalares fiquem mais humanizadas com a nossa presença e também depois que a gente deixa a unidade de saúde", explicou.

Segundo Bagarollo, o grupo realiza visitas semanais a instituições de saúde de Porto Alegre para contribuir com o bem-estar e a recuperação dos pacientes. "Levamos o riso como comportamento clínico aos internados, familiares e funcionários", acrescentou. Bagarollo afirmou ainda que a missão do grupo é contagiar pacientes, acompanhantes e os profissionais de saúde com doses de amor, carinho e alegria.

"O uso da figura do palhaço transforma o ambiente hospitalar em um lugar mais alegre e contribui positivamente para a humanização dos hospitais", acrescentou. Os hospitais atendidos pela ONG Doutorzinhos em Porto Alegre são o da Criança Santo Antônio, Santa Rita, Dom Vicente Scherer, São José e Pereira Filho, do Complexo Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Moinhos de Vento, Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Instituto do Câncer Infantil, São Lucas da Pucrs e Hospital de Pronto Socorro (HPS).

Em 2017, o grupo realizou 1.246 visitas as unidades de saúde da Capital que beneficiaram aproximadamente mais de 152 mil pessoas. Criada em 2006, a ONG Doutorzinhos foi inspirada na história de Patch Adams, que se tornou famosa em um filme com atuação do ator Robin Williams.

Cláudio Isaías