person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Operação faz "ocupação preventiva" para combater ambulantes no Centro de Porto Alegre

Iniciativa foi realizada para evitar instalação de comércio de produtos ilegais

Operação combate ambulantes e faz ocupação preventiva no Centro de Porto Alegre | Foto: Guilherme Testa
Uma operação, liderada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e em parceria com Guarda Municipal, Brigada Militar e Polícia Civil, foi deflagrada nesta quarta-feira para combater a presença de ambulantes e a venda de produtos ilegais no Centro de Porto Alegre. Segundo o secretário da pasta, Ricardo Gomes, a ofensiva faz uma ocupação preventiva contra a "invasão" de camelôs. 

"É um esforço de vários órgãos da Segurança Pública para devolver o Centro de Porto Alegre aos cidadãos. Nós vínhamos trabalhando com a ideia de criar alternativas aos camelôs. Temos a feira de oportunidades "Seja Legal", que já atendeu nessa terça mais 1,1 mil pessoas. Hoje, fizemos essa operação para evitar a instalação de mais ambulantes", destacou em entrevista à Rádio Guaíba. 

Questionado sobre a possibilidade desta operação estar apenas "enxugando gelo", com o possível retorno dos ambulantes, Gomes informou que a operação irá se estender até o final de semana. "Esse é o primeiro ato da iniciativa. Até esta sexta-feira ela vai crescer e promover a tomada do Centro. A partir disso, teremos fiscalizações constantes, acompanhadas por guardas municipais e policiais militares", explicou. 

Conforme Gomes, a feira de oportunidades "Seja Legal" já recebeu mais de 600 pedidos de regularização. Uma nova operação de ocupação pode ser realizada em breve. "A ideia é que essa primeira sirva de modelo para as próximas", resumiu o secretário de Desenvolvimento Econômico. 

Correio do Povo e Rádio Guaíba