person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Operação Papai Noel combate o trabalho ilegal de camêlos em Porto Alegre

Fiscalização foi realizada nas principais ruas da capital gaúcha e segue até o dia 31 de dezembro

Teve início nesta sexta a Operação Papai Noel no Centro de Porto Alegre | Foto: Guilherme Almeida

Teve início nesta sexta-feira, em Porto Alegre, a Operação Papai Noel promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). A ação integrada entre a Guarda Municipal, Brigada Militar e Policia Civil visa coibir o comércio irregular na Capital. A operação de fiscalização percorreu as principais ruas do Centro Histórico, como a Rua dos Andradas, Voluntários da Pátria, Otávio Rocha, Doutor Flores, Borges de Medeiros e Salgado Filho, onde os vendedores ambulantes, conhecidos como “camelôs”, vendem em abundância  produtos eletrônicos e calçados e roupas falsificados, além de frutas e verduras.  

A fiscalização esteve, ainda, nas proximidades do Mercado Público e da Rodoviária. Equipes volantes também estiveram nas avenidas Assis Brasil e Protásio Alves.  Durante o  primeiro dia da Operação Papai Noel, que seguirá  até o dia 31 de dezembro, os camelôs foram apenas alertados sobre a proibição da venda de produtos ilegais nos locais. Todos foram advertidos e orientados a se retirarem dos lugares. 

De acordo com o diretor de fiscalização do SMDE, Denis Carvalho, a operação tem como finalidade diminuir o comércio ilegal em Porto Alegre. Ele destaca que o comércio ambulante tem se tornado um problema tanto para pedestres quanto para lojistas.  “A concorrência do comércio regular, que paga imposto, com o comércio informal, é desleal. Temos que acabar com isso”, afirmou Denis Carvalho, lembrando que em 2020 foram realizadas mais de 64 mil apreensões de itens vendidos irregularmente. 

Sidney de Jesus