person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Peças gigantes destinadas à Refap seguem para Triunfo na terça

Equipamentos já chegaram ao Cais de Porto Alegre

Já chegaram ao Cais de Porto Alegre as quatro peças gigantes que serão utilizadas na ampliação da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas, na Região Metropolitana. O material deve seguir, por via fluvial, a partir das 6h desta terça-feira, para a cidade de Triunfo e, após, ser descarregado, na tarde de quarta-feira, transportado via terrestre até a refinaria. A operação é considerada a maior da história do transporte rodoviário brasileiro em função da altura dos equipamentos.

De acordo com o gerente de Logística da Darcy Pacheco, Newvani Cirolini Correa, as peças vieram do Porto de Rio Grande e foram deslocadas pela hidrovia através de uma barcaça de 85 metros. Juntas, as quatro peças possuem 160 toneladas. Serão transportados dois tanques de tamanhos próximos a um prédio de quase três andares, com 14 metros de comprimento, 8,4 metros de largura, 8,2 metros de altura. “As peças serão levadas de Triunfo a partir de quarta-feira, mas caso não cheguem até o destino na sexta, precisaremos interromper o trajeto e retomar na segunda-feira, para respeitar a lei eleitoral”, explicou Correa. Nesse período, nenhuma operação pode obstruir estradas, segundo a legislação.

A operação era prevista originalmente para a primeira quinzena de setembro, mas foi transferida em razão da greve dos auditores da Receita Federal. O comboio deve utilizar as rodovias TF-10 (municipal), ERS-122 (estadual), BR-386 e BR-116 (federais). Na última, segundo a empresa, o transporte só pode ser feito a partir das 22h em função do movimento da estrada. Serão necessários bloqueios parciais e até totais em pontos determinados do trajeto.


Bookmark and Share

Wagner Machado / Rádio Guaíba