person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Pedidos de documentos que não justificam urgência sobrecarregam IGP

Emissão de carteiras de identidades estão sendo feitas apenas em casos específicos

IGP está atendendo apenas entregas urgentes | Foto: Agência Brasil / Divulgação / CP Memória

Com o fechamento das Centrais Tudo Fácil, em razão da pandemia de Covid-19, os serviços de confecção e entrega de carteiras de identidade para moradores de Porto Alegre e Alvorada permanecem concentrados no Departamento de Identificação (av. Azenha, 255 Porto Alegre), que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Também por conta da pandemia, apenas casos urgentes estão sendo atendidos. Motivos apresentados que não justificam urgência, entretanto, tem agravado a sobrecarga do serviço.

Com o esquema especial, o cidadão precisa recorrer ao agendamento, via telefone, e é nesse quesito que começaram a surgir reclamações. Somente casos urgentes vêm sendo atendidos e, além disso, o órgão avalia se o novo decreto do governador, que prevê fechamento do comércio e outras atividades até 15 de abril, pode resultar em restrições ainda maiores para a confecção de RGs.

Com atendimento já restrito, muitas pessoas com urgência em atendimento não obtêm sucesso, considerando que o serviço telefônico também é limitado a poucos agentes. Um exemplo é o de uma idosa que retira medicamentos especiais na Farmácia do Estado e que precisa de uma segunda via do documento de identidade. Devido ao congestionamento das linhas, a moradora de Cachoeira do Sul teve dificuldades para conseguir a confecção do documento.

Em várias situações, porém, o motivo apresentado não justifica a urgência. “Alguns dizem que a carteira está velha, ou que estão precisando dela para ir aos cartórios – que estão fechados. Sem contar quem nos procura presencialmente, contrariando o pedido para que fiquem em casa”, conta a diretora do Departamento de Identificação, Katia Reolon. “Em todos esses casos, o atendimento é negado”, assegura.

Os três números de telefone disponibilizados – (51) 3223-6122 / 3223-2798 / 3223-2727 – muitas vezes são insuficientes diante da demanda.

Por dia, o IGP confecciona 20 carteiras de identidade e entrega 70. Os agendamentos acontecem a cada 30 minutos – o necessário para que o material seja higienizado após cada atendimento.

Confira casos em que a carteira de identidade pode ser confeccionada

Em todos eles, é necessário apresentar documentos (receitas médicas, boletins hospitalares, boletins de ocorrência, passagens aéreas, etc.) que comprovem o relato:

* retirar receitas em farmácias;
* internações e cirurgias de emergência;
* vítimas de roubos e furtos, desde que todos os documentos tenham sido roubados;
* viagens de avião agendadas com urgência.

Rádio Guaíba