person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Pelo menos 12 famílias tiveram que deixar suas casas devido a enchentes

Cheias dos rio Ibirapuitã e Santa Maria desalojaram populações ribeirinhas

Nivel do rio Santa Maria chegou a 5,3 metros acima do normal | Foto: Guiomar Silva/ Divulgação
Pelo menos 12 famílias gaúchas tiveram que deixar suas casas, nesta segunda-feira, devido a enchentes no Estado. Em Alegrete, oito famílias ribeirinhas foram removidas pela Defesa Civil com a cheia do rio Ibirapuitã, que atingiu 8 metros acima do nível normal. Cerca de 39 pessoas estão desalojadas, a maioria em casas de parentes, mas barracas já foram montadas próximo às áreas alagadas.

A prefeitura está de prontidão caso o nível continue subindo. As unidades militares prontificaram-se para auxiliar na tarefa de retirada de outras pessoas. O agente da Defesa Civil Ronaldo Oliveira disse que o órgão está em alerta. “Estamos monitorando permanentemente o nível do rio e agindo de forma preventiva”, avisou.

Na Região Central, o nível do Rio Santa Maria, em Dom Pedrito, chegou a 5,3 metros acima do normal na manhã desta segunda-feira. Quatro famílias ribeirinhas – totalizando 12 pessoas – precisaram ser retiradas das casas alagadas e encaminhadas a um abrigo público improvisado pela Secretaria de Assistência Social na sede de um partido.

Outras famílias estão desalojadas e recorrem a casas de parentes e amigos. Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente Luiz Antônio Goulart, o nível do Rio Santa Maria deverá continuar subindo nas próximas horas e mais famílias poderão ser removidas de suas casas. Isso se deve à descida das águas acumuladas na cabeceira do rio, em razão da chuva de 120 mm, registrada na noite de sábado para domingo.

Rádio Guaíba