person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Placas solares produzirão energia elétrica na Usina do Gasômetro

Módulos devem entrar em funcionamento até 2013 em Porto Alegre

Em um ano deverão entrar em funcionamento as placas solares que produzirão energia elétrica para a Usina do Gasômetro, no Centro de Porto Alegre. O convênio que prevê a instalação de placas fotovoltaicas no telhado do espaço cultural foi assinado nesta quinta-feira no auditório da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), entre a direção da empresa e a Secretaria Municipal da Cultura. O diretor de Planejamento e Projetos Especiais da CEEE, Luiz Antônio Tirello, explicou que o projeto consiste no aproveitamento de energia solar para produção de luz a ser consumida na Usina.

Nos próximos dias, técnicos da companhia, além das universidades federais do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e de Santa Maria (UFSM) e de empresas privadas começam as discussões sobre os projetos de instalação dos módulos no telhado do Gasômetro. Segundo o chefe da Divisão de Planejamento e Projetos Especiais da CEEE, Marcelo Sampaio, as placas serão instaladas na Usina porque o local já foi um equipamento produtor de energia - a partir do carvão.

“O projeto terá um investimento de R$ 8,3 milhões, com a pesquisa se estendendo por três anos”, destacou. Os recursos são provenientes do Programa P&D Aneel/Grupo CEEE que incentiva a realização de investimentos em pesquisa e desenvolvimento no setor elétrico. De acordo com Sampaio, a área a ser ocupada no telhado do local será de aproximadamente 1,6 mil metros quadrados em duas extremidades e outra localizada ao longo da linha do Aeromóvel, também ocupando a mesma metragem.

O projeto prevê ainda a utilização dos telhados da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec), na rua Washington Luiz, com 500 metros quadrados de placas fotovoltaicas. A potência total será de 550kwp energia/ano de 680M Wh, o que segundo ele, evitará a emissão de 994 toneladas de gás carbônico anualmente. Conforme Tirello, a CEEE pretende ainda implantar um posto de energia fotovoltaica e um carrinho movido a eletricidade na sede da empresa na avenida Joaquim Porto Villanova.

Bookmark and Share

Cláudio Isaías / Correio do Povo