person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Ponte na divisa com SC, na BR 386, pode ser liberada parcialmente em 20 dias

Liberação total só deve ocorrer em janeiro de 2015

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) estima que em 20 dias possa ser liberada parcialmente a ponte sobre o rio Uruguai, em Iraí, na BR 386, junto à divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina. A previsão ocorreu após análise técnica realizada por servidores do órgão.

Um reforço emergencial deve ser feito na fundação de concreto e ferro do pilar danificado pela última cheia que atingiu a localidade, em julho. Sem o apoio, a estrutura corre risco de ruir em caso de nova cheia do Uruguai. A prazo deve ser revisto caso o nível do rio volte a subir.

Com a conclusão do serviço, o tráfego na ponte volta a ser liberado para veículos leves, ônibus e caminhões de até 20 toneladas. A liberação total só deve ocorrer em janeiro do ano que vem. O Dnit contratou de forma emergencial a empresa Sogel para realizar os reparos. A recuperação da estrutura está sendo realizada desde março; porém, com a cheia do Uruguai, um dos pilares sofreu impacto com a elevação da água.

Como alternativa no lado gaúcho da rodovia o Dnit orienta que os condutores utilizem a balsa, em Barra do Guarita, ou a RS 406, em Nonoai.

Bookmark and Share

Samuel Vettori / Rádio Guaíba