person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Por segurança, lobo-marinho é removido da área do Mampituba

Animal foi solto em praia mais segura de Torres, a cinco quilômetros de onde surgiu inicialmente

Animal foi solto em praia mais segura de Torres, a cinco quilômetros de onde surgiu inicialmente | Foto: ONG Cavalo Marinho/Divulgação CP
A secretaria do meio-ambiente de Torres, com apoio do Batalhão Ambiental da Brigada Militar (Patram), removeu, no início da noite desta sexta-feira, o lobo-marinho que estava vagando pela área do rio Mampituba desde quarta-feira. A medida foi sugerida pelo Ceclimar para garantir a segurança do animal, que poderia ficar sob risco com o aumento de curiosos e do trânsito de veículos no fim de semana.

O procedimento foi realizado por volta das 19h45min e transcorreu de maneira tranquila, conforme o secretário do meio-ambiente de Torres, Roger Maciel. "Usamos uma caixa para transporte de animais e um enforcador para imobilizar e conduzir o bichinho. Depois disso, botamos na caminhonete e levamos para uma praia mais deserta", detalhou o biólogo.

Uma área pouco visita da praia de Itapeva foi escolhida para deixar o lobo-marinho, a cerca de cinco quilômetros da área em que surgiu no Mambituba. "É uma praia bem segura e esperamos que não retorne à beira do rio no fim de semana", contou Maciel. "Assim que ele deixou a caixa, foi correndo para o mar, mas ficaremos monitorando."

De acordo com o biólogo, apesar do animal ser amigável e aceitar bem comida de estranhos, essa não é a recomendação. "Prejudica o ciclo natural, já que para ele fica mais fácil comer assim do que pescar. Além disso, pode transmitir doenças para o lobo", salientou.

Correio do Povo