person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Porto Alegre faz mutirão de vacinação de idosos em casas geriátricas

Iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde atinge cerca de 90 asilos e casas lares na Zona Sul e Extremo Sul da Capital

Voluntários da SMS, Ufrgs e Exército estão mobilizados | Foto: Fabiano do Amaral / CP

Um mutirão de vacinação contra a Covid-19 é realizado neste final de semana em Porto Alegre. A ação, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, reúne equipes voluntárias de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem da própria SMS, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Comando Militar do Sul do Exército Brasileiro. Os militares também fazem a segurança e escolta.

O público alvo para o recebimento das doses são os idosos. Na manhã e tarde deste sábado, dez equipes percorrem cerca de 90 asilos e casas lares situados nas zonas Sul e Extremo Sul da Capital. Já no domingo, cinco equipes devem atender na mesma região os idosos acamados em estado permanente dentro de residências.

Em entrevista ao Correio do Povo, o prefeito Sebastião Melo assegurou que novos mutirões serão realizados nos próximos sábados e domingos, mas em outras zonas da cidade. “Isto faz com que a gente não pare de vacinar no final de semana. O que estamos fazendo é não parar em nenhum dia enquanto tiver vacina”, enfatizou. “Nos finais de semana é com o voluntariado no que for possível”, acrescentou.

Sobre a ação deste sábado, Sebastião Melo observou que na Zona Sul de Porto Alegre existem muitas casas geriátricas. “Mapeamos todas estas casas de longa permanência”, explicou. “Vamos trabalhando nisso e convidamos a população para nos ajudar. É um processo que não para mais”, afirmou.

Já o titular da SMS, médico Mauro Sparta, disse ao Correio do Povo que os funcionários dos asilos e casas lares de idosos também estão sendo vacinados. Ele estimou que mais de mil doses sejam aplicadas somente neste sábado.

Para Mauro Sparta, a previsão é que “entre 20 e 25 mil” doses da Oxford produzidas no Instituto Serum, da Índia, fiquem para Porto Alegre. No caso da Coronavac, do Butantan, lembrou, a Capital recebeu em torno de 51 mil doses. “Agora foi aprovado na Anvisa mais aquele lote de 4,8 milhões da Coronavac”, animou-se.

“Temos 24 unidades básicas de saúde que estão prontos para receber e começar a vacinar. Se tiver um lote grande de novas vacinas, vamos abrir imediatamente estes postos”, garantiu Mauro Sparta. “A vacina Sputnik também é outra possibilidade. Estamos aguardando com boa expectativa", apontou. "Vamos conseguir agilizar muito, pois as equipes tiveram treinamento especial e estão prontas para vacinar”, declarou o titular da SMS. 

Foto: Fabiano do Amaral

Correio do Povo