person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Porto Alegre ganha brechó a céu aberto para revitalizar bairro

Espaço próximo à Estação Rodoviária foi inaugurado neste sábado

Espaço também conta com café e bolo | Foto: André Ávila
Um brechó a céu aberto, com roupas vintage, chapéus, vestidos, máquinas de costura, acessórios e até bolos e café, foi inaugurado neste sábado em Porto Alegre e deve ser repetir todo final de semana no bairro Floresta. Batizado de “Solta Suas Roupas ao Vento”, a iniciativa da associação de moradores do bairro – a Refloresta – faz parte de um movimento para promover convivências sociais pelas ruas próximas à Estação Rodoviária, área conhecida pela prostituição.

Das 11h às 19h, 15 expositores se concentraram numa quadra da rua São Carlos, onde todas as construções são patrimônio histórico. “Queremos propor que as pessoas possam passear, circular, se movimentar tranquilas. Assim como a proposta em relação às mercadorias, é uma troca. Se os moradores e visitantes estiverem vivenciando o lugar, talvez os clientes da prostituição não se sintam tão a vontade para aparecer”, afirma Helena Prates, da comissão de eventos. Ela conta que a associação já contatou o governo e polícia, mas nunca obtiveram ações resolutivas. “Convivemos com a prostituição e tudo que a acompanha, como trafico e violência”, conta o poeta Ricardo Silvestrin. Integrante da associação, ele também abriu portas e janelas de sua própria casa e expôs na rua suas roupas e mercadorias para a venda ou troca.

Formada há três meses, pouco tempo depois da criação de um Hostel na rua, que atrai viajantes de todo mundo perturbados pelo comércio do sexo, a associação tem outros planos para revitalizar a região, como sediar uma feira livre das 16h às 20h e adotar a praça Florida.

Quem quiser expor no brechó, levando roupas, objetos, cds, livros, vinis, artesanato ou obras artísticas pode se cadastrar de forma totalmente gratuita. Contatos com Helena pelo telefone 3026-6720 ou pelo site www brecobalaiodegatos.com.br



Bookmark and Share

Leda Malysz / Correio do Povo