person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Porto Alegre não conseguirá zerar espera por Coronavac com novo lote

Capital receberá 37,5 mil doses, mas precisa de até 60 mil

Coronavac | Foto: Alina Souza

Ainda não será com o lote de Coronavc que começa a ser distribuído nesta quarta-feira que Porto Alegre irá conseguir zerar a fila pela segunda dose na cidade. O déficit ainda poderia chegar a quase 20 mil pessoas, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). 

Conforme a divisão feita pela Secretaria Estadual da Saúde, Porto Alegre irá receber 37.590 doses da vacina produzida pelo Instituto Butantan contra a Covid-19. No entanto, nos cálculos da SMS, a estimativa é de que haja entre 50 mil e 60 mil pessoas aguardando pela aplicação da segunda dose da Coronavac. 

Após chegar a suspender a aplicação de Coronavac por falta de doses, Porto Alegre está escalonando o uso do imunizante por faixa etária. Nesta quarta, podem procurar a vacina quem tem 65 anos ou mais. O recomendado é que a aplicação das duas doses ocorra em um intervalo de três semanas. 

Conforme dados da Prefeitura, até a noite desta terça-feira, 472.731 pessoas iniciaram a sua imunização contra a Covid-19, enquanto 247.406 já completaram o ciclo vacinal. Os três imunizantes aplicados na Capital – Coronavac, Oxford/Atrazeneca e Pfizer – necessitam de duas doses para uma maior eficácia contra o coronavírus. 

Tiago Medina