person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Porto Alegre tem baixa procura por atendimento para Covid-19 nas unidades 24h

Na UPA Moacyr Scliar, o cenário era de tranquilidade hoje

| Foto: Fabiano do Amaral

O movimento nas unidades 24h para onde são direcionados o atendimento inicial a pessoas com sintomas da Covid-19 foi baixo na manhã deste domingo em Porto Alegre. Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Moacyr Scliar, administrada pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC), o cenário era de tranquilidade na área de atendimento destinada a pessoas com sintomas de síndrome gripal. O contraste se dava com a área não-Covid, que, superlotada, contava com 40 pacientes aguardando transferência para hospitais, conforme gerência da UPA.

Sem oferta de testagem rápida em unidades de saúde exclusiva para essa finalidade em sábados e domingos desde o último final de semana, a recomendação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é que pessoas com suspeita de Covid-19 procurem a UPA Moacyr Scliar ou um dos pronto-atendimentos – Cruzeiro do Sul, Bom Jesus e Lomba do Pinheiro. 

No PA Lomba do Pinheiro, a situação neste domingo era semelhante à da UPA. “Tivemos uma queda bem brusca de atendimento aqui em fevereiro, não só de pacientes com sintoma de síndrome gripal. Com a reabertura do Hospital da Restinga, o fluxo aqui e no pronto atendimento Bom Jesus está bem menor”, explica a plantonista administrativa Taís Aires.

Ela estima que o local tenha atendido dez pacientes com algum sintoma de Covid-19 no período da manhã. “O paciente é atendido e fazemos o teste caso o médico caso o médico ache pertinente. Em janeiro, atendemos em média 60 a 70 pacientes por dia. Já em fevereiro, atendemos entre 20 e 30 pessoas com sintomas de síndrome gripal”, afirma, constatando a diminuição na procura especificamente ligada à pandemia. 

Em Porto Alegre, de segunda a sexta-feira, é possível realizar o teste rápido de antígeno nos cinco centros de testagem da cidade, localizados nas unidades de saúde Tristeza, São Carlos, Assis Brasil, Clínica da Família Álvaro Difini e no Campus do Centro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ou nas 132 unidades de saúde, além do ônibus itinerante.

Felipe Nabinger