person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Porto Alegre tem fila em postos de aplicação para segunda dose da Coronavac

Vacinação era voltada para pessoas com 65 anos ou mais, nesta segunda-feira

Vacinação gerou filas em diversos pontos de Porto Alegre nesta segunda | Foto: Guilherme Almeida

Seguindo o plano de ampliar gradativamente a faixa de imunização para os que não receberam ainda a segunda dose da vacina Coronavac, a Prefeitura de Porto Alegre passou a vacinar, nesta segunda-feira, pessoas com 65 anos ou mais. A vacinação ocorreu em 12 unidades de referência, na tenda inflável junto ao Shopping Bourbon Country, na Zona Norte, e no drive-thru montado no estacionamento da PUCRS. Em praticamente todos estes pontos, houve filas e uma grande espera por pessoas que haviam tomado a primeira dose e precisavam completar o esquema vacinal em atraso.

Na PUCRS, a fila de veículos, por volta das 9h30min, começava na avenida Bento Gonçalves quase no cruzamento com a Cristiano Fischer, passava pela Salvador França e terminava na avenida Ipiranga, onde fica a entrada para o edifício-garagem da universidade.

"Eu vim cedo, mas depois que a fila andou, foi rápido. Cheguei às 5h e comecei a andar pelas 9h10min", conta Diomar Silva da Silva, 65 anos. Quando ele chegou para se vacinar, a fila estava nas imediações da entrada do Batalhão de Operações Especiais da Brigada Militar, na Bento.

Nas unidades de saúde, o horário de atendimento começou às 8h, e na tenda e drive-thru, às 9h. Na Unidade de Saúde Camaquã, na Zona Sul, a fila dobrava a esquina das ruas Dr. João Pitta Pinheiro Filho e Landel de Moura. Mas apesar das centenas de pessoas, quem foi colocar em dia a segunda dose da Coronavac, até achou pouco a espera de cerca de duas horas. "Foi rapidinho e bem menos pior do que no dia da chuvarada, há umas duas semanas, quando tentei e não consegui. Hoje foi um alívio", conta Jussara Cunha, 65 anos, que mora na Cavalhada.

Na tenda do Bourbon Country, outro lugar que admitia acesso de pedestres à vacinação da segunda dose da Coronavac, a fila se estendia da avenida Túlio de Rose pela rua Thadeu Onar. 

Expectativas 

A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é continuar ampliando a faixa para aplicação da segunda dose da Coronavac ao longo desta semana, conforme avaliação do ritmo da vacinação.

Entretanto, até o fechamento desta reportagem, a pasta não confirmou se haverá novas aplicações nesta terça-feira. Para receber a segunda dose é necessário levar documento de identidade com CPF e o cartão de vacinação recebido no ato da primeira dose.

Gabriel Guedes