person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Porto Alegre tem menor quantidade de leitos livres de UTI desde março

Ocupação de Unidades de Terapia Intensiva na Capital chegou a 93,9% nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira, rede hospitalar da Capital contava com apenas 75 leitos vagos | Foto: Ricardo Giusti

O aumento dos casos relacionados ao novo coronavírus e das internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) voltaram a pressionar o sistema de saúde, que nesta quarta-feira registrou ocupação de 93,99% dos leitos de UTI em Porto Alegre. Do total de 779 leitos operacionais, 704 estavam ocupados. Os casos relacionados à Covid-19 somavam 319, sendo 290 casos confirmados para a doença e 29 casos com diagnóstico suspeito do novo coronavírus. Com apenas 75 leitos livres, a rede hospitalar não registrava índice tão baixo desde 20 de março, quando havia apenas 56 leitos disponíveis.

Até o começo da noite, conforme a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), pelo menos 19 pessoas que testaram positivo para a doença aguardavam em emergências para internação em leitos de UTI. Além delas, outras 39 sem diagnóstico de Covid-19 também esperavam por leitos. Quatro hospitais operavam com capacidade total, Moinhos de Vento, Ernesto Dornelles, Vila Nova e Independência. Referências no atendimento de pessoas infectadas com a doença, Clínicas, Nossa Senhora da Conceição, Mãe de Deus e São Lucas registravam taxa de ocupação superior a 90%.

O avanço da doença também se refletiu nos índices no Rio Grande do Sul, onde a taxa de ocupação de UTIs voltou a crescer e atingiu 83,2% de lotação. Do total de 2.544 leitos, 2.116 estavam ocupados. Pacientes relacionados à Covid-19 somavam 51,1% do total de internações, com 898 casos confirmados e 185 com diagnóstico suspeito. Leitos privados apresentavam lotação total, com 673 pacientes, enquanto os leitos SUS registravam ocupação de 76,5%, equivalente a 1.431 pessoas.   

Felipe Samuel