person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Porto Alegre tem movimento intenso para vacinação contra Covid-19

Imunização foi ampliada para pessoas com 47 anos nesta terça

Vacinação foi ampliada para pessoas com 47 anos nesta terça | Foto: Guilherme Almeida

Os postos de saúde de Porto Alegre voltaram a ter um movimento intenso, nesta terça-feira, para a vacinação de homens e mulheres de 47 anos ou mais contra a Covid-19. Filas foram registradas desde às 7h no Centro de Saúde Santa Marta, no Centro Histórico, no Centro de Saúde Modelo e na unidade de saúde Santa Cecília, no bairro Santana. 

A aplicação dos imunizantes foi realizada em 12 unidades de saúde e em três drive-thrus da Capital - Big Sertório, Big BarraShoppingSul e no estacionamento da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs). No Santa Marta, a fila começou na rua Capitão Montanha e avançou pela avenida Mauá, rua Caldas Júnior e rua Siqueira Campos. Mais de 100 pessoas aguardavam o começo da imunização. 

O técnico em contabilidade Régis Martins, 47 anos, disse que chegou ao posto por volta das 6h. "Não me importei com o frio de oito graus e o vento. Queria ser vacinado e graças a Deus deu tudo certo", comemorou. Mesmo com a imunização, Martins afirmou que seguirá com os protocolos de segurança, como o uso da máscara e a manutenção do distanciamento social.

Moradora do bairro Santana, a auxiliar de estoque Nara Cristina Freitas, 47 anos, que trabalha no Centro Histórico, chegou às 7h no posto de saúde. "Esperei tanto por esse momento. Agora, é esperar pela vacina no braço", ressaltou.

No Centro de Saúde Modelo, a fila novamente avançou pela avenida João Pessoa e chegou até a rua Laurindo. Na unidade Santa Cecília, localizada na rua São Manoel, a fila por volta das 9h tinha cerca de 100 pessoas e chegou até a avenida Protásio Alves. O Centro de Saúde IAPI, na zona Norte da Capital, também apresentou filas desde às 7h para a realização da vacinação contra o novo coronavírus. 

O drive-thru da PUCRS, que começou a atender a partir das 9h, voltou a ter uma intensa circulação de veículos - mais de 90 carros estavam na avenida Ipiranga, no sentido Centro/bairro, aguardando para ingressar no estacionamento da universidade. 

Vacinação

Além da primeira dose para homens e mulheres com 47 anos ou mais, fora dos grupos prioritários, também continuam sendo imunizados os públicos que já vinham sendo vacinados. Também foi oferecida ao público a segunda dose da vacina Coronavac para os que estão com o esquema vacinal em atraso, e para quem recebeu AstraZeneca há pelo menos 12 semanas e quem tinha o retorno marcado para a Pfizer. 

A imunização para a primeira e segunda dose da Coronavac foi realizada em 12 unidades de saúde e nos três drive-thrus. Nas 20 farmácias credenciadas, estava disponível a segunda dose da vacina Pfizer - não foi disponibilizada nos drive-thrus, porque exige condições especiais de acondicionamento e preparo. O imunizante somente foi aplicado nas unidades de saúde e nas farmácias credenciadas.

Já a segunda dose da AstraZeneca foi aplicada em 33 unidades de saúde. O agendamento pelo aplicativo da Prefeitura para a realização da vacina foi retomado nesta terça. O serviço pode ser feito pelo app 156+POA das 18h às 21h. Para agendar a vacinação é necessário acessar o aplicativo, verificar os locais e escolher os horários disponíveis.

Transporte Coletivo 

A imunização dos trabalhadores do transporte coletivo contra a Covid-19 termina nesta quarta-feira. Na Carris, serão vacinados um total de 1,3 mil funcionários. Em dias úteis, a Carris transporta até 200 mil pessoas. 

Além dos funcionários da Carris, que estão sendo imunizados na sede da empresa, estão sendo aplicadas doses nos seguintes locais: Sudeste e Gasômetro: sede da Sudeste, na rua Saldanha da Gama, bairro Partenon; Trevo, Tinga, Belém Novo, Teresópolis, Cavalhada e Presidente Vargas na Unidade de Saúde Tristeza, na avenida Wenceslau Escobar, no bairro Tristeza; e da VAP, MOB, Sopal, Navegantes e Nortran, que estão sendo imunizados na Unidade de Saúde Passo das Pedras, no bairro Passo das Pedras.

Cláudio Isaías